Para comemorar um ano de firme atuação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), foi realizado um ato solene no município de Barracão/PR. O evento aconteceu quinta-feira, dia 7, em frente ao Fórum da cidade, que fica localizado na Rua Paraíba. A juíza Branca Bernardi, responsável pela instituição, diz que para celebrar os resultados alcançados pela APAC foi organizado um grande evento, que contou com a participação de autoridades dos estados do Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais, bem como de policiais civis, militares e federais, representantes de entidades públicas e privadas e parceiros do projeto.

A APAC é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, que se dedica à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade.

A APAC atua como entidade auxiliar dos Poderes Judiciário e Executivo e está amparada na Constituição Federal. As atividades desempenhadas pela Associação estão diretamente ligadas à execução e à administração da pena, com uma metodologia específica. 

No Paraná, a cidade de Barracão foi pioneira na instalação da APAC. A juíza Branca Bernardi comanda as atividades da Associação no município desde 7 de novembro de 2012. A aplicação do método é realizada por funcionários da APAC, bem como por voluntários que, conhecendo o diferenciado método de aplicação da pena, trabalham com técnicas de valorização humana e de resgate da autoestima. Até o mês de outubro de 2013, já estavam em liberdade 16 recuperandos, que passaram do regime fechado, para o semiaberto, até chegar ao regime aberto.

Clique aqui para conferir o video da solenidade.

Fonte: www.jornaldebeltrao.com.br

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs