Na ultima quinta-feira, dia 9 de junho, às 19h, foi inaugurada a unidade feminina da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) em São João del Rei. Estiveram presentes os coordenadores do Projeto Novos Rumos, desembargadores Jane Silva e Alves de Andrade e o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, além do juiz Ernane Barbosa Neves, da Vara de Execução Penal da comarca. O endereço da Apac feminina é rua José Resende Campos, 527, bairro Jardim Paulo Campos, (ao lado do Social Futebol Clube).

A unidade feminina é administrada pelo Conselho da Comunidade da comarca de São João del Rei e pelo Programa de Custódia, Reintegração e Assistência ao Recuperando do Governo de Minas (Curar). Segundo o juiz Ernane Barbosa, esta é 3ª Apac feminina de Minas Gerais e do Brasil, sendo a primeira que recebe também presas provisórias e com capacidade para receber 35 recuperandas.

Já se encontra em funcionamento uma Apac masculina em São João del Rei há 4 anos, com poucas vagas para recuperandas. “Com o aumento das taxas de criminalidade, envolvendo também as mulheres, nos sentimos motivados a implantar uma Apac feminina em São João del Rei”, esclareceu o juiz Ernane Barbosa .

“O presídio é necessário para a execução da penal, contudo, as Apacs têm outro enfoque pois buscam resgatar a dignidade do ser humano. O tratamento dispensado aos recuperandos é diferenciado e eles, por exemplo, são chamados pelo nome e não usam uniformes”, concluiu.

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs