No dia 28/10/13 às 19hs, aconteceu a Celebração de Encerramento do 1º Ciclo do Projeto Árvore Sicómoro, na APAC Masculina de Itaúna, onde o grupo de monitores formados pelo coordenador Marcelo Gomes Moutinho, psicólogo e voluntário, realizou as 8 sessões propostas pelo programa criado pela Prison Fellowship International, entre 6 vítimas e 6 recuperandos do mesmo tipo de crime que se reuniram durante todo o mês de outubro para estudar, partilhar e vivenciar os impactos do crime, a confissão, arrependimento, perdão e reconciliação.

Na oportunidade os participantes expressaram seus testemunhos, foram diplomados como a primeira turma a ser construída no Brasil, e fizeram uma restituição simbólica entre eles.
“Eu entrei no projeto achando que tudo estava resolvido sobre o que ocorreu comigo, porém nas sessões eu pude vivenciar algo muito forte e profundo, que me fez abrir os horizontes. O PAS foi algo que é difícil mencionar com palavras”, relatou uma vítima.”Pela primeira vez na vida eu consegui confessar meu crime sem me vangloriar dele, no projeto eu aprendi muitas coisas que estão do outro lado do crime, e agora eu pretendo cada dia ser mais firme na minha caminhada de mudança de comportamento” testemunhou um agressor.
A presidente da APAC, Kátia Regina Dias falou da alegria em ver o projeto nascendo dentro da APAC de Itaúna, uma vez que em vários países já é aplicado pela PFI, e que agora sente o método APAC ainda mais completo, pois a cobrança é diária sobre o que é feito em favor das vítimas.

Para saber mais sobre o PAS, acesse arvoresicomoro.blogspot.com.br.

DSCN0525 

 

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs