Em dezembro de 2014, as APACs de Itaúna e Lagoa da Prata receberam os Planos de Comunicação e Marketing para as padarias instaladas em suas unidades. Os planos foram desenvolvidos pela empresa ASA do Bem pelas instituições AVSI e Minas Pela Paz, no âmbito do Projeto Além dos Muros, com recursos da União Europeia. Os planos tem como objetivo impulsionar e potencializar as vendas dos pães e demais produtos fabricados nas padarias, de acordo com as características dos potenciais clientes dos municípios onde estão localizadas. Para tanto, foram desenvolvidas pesquisas de mercado, para avaliar a abertura e interesse dos potenciais clientes em consumir os produtos da padaria. Em ambos os casos, se tratou de uma pesquisa quantitativa e qualitativa com perguntas abertas e fechadas.

A pesquisa foi realizada com os responsáveis pelo RH, em se tratando de empresas de maior porte; e com os proprietários, quando empresas de menor porte; ou responsáveis com cargos de diretoria, gerência ou supervisão em ambos os casos. Em Lagoa da Prata, 98% das empresas entrevistadas conhecem APAC, e as mesmas 98% estariam dispostas a comprar os produtos da padaria interna da APAC. Dentre os produtos, o de maior interesse das empresas é o pão de sal, com 48% das respostas. Em Itaúna, 100% das empresas entrevistadas conhecem a APAC, 97% compraria produtos da padaria, também com maior interesse no pão de sal com 61% das respostas.

Com base nas respostas foi desenvolvido um plano com 16 estratégias voltadas à divulgação e comercialização dos produtos da padaria. “O plano de marketing é uma ferramenta importante, que permite desenvolver estratégias de curto, médio e longo prazo visando inclusive a identificação de novos mercados e oportunidades de negócios para a padaria”, defende Déborah Amaral, coordenadora de projetos da AVSI. “É preciso atenção para não perder de vista a finalidade e a missão da unidade produtiva para o método APAC, ou seja, de permitir trabalho e experiência profissional a um número maior de recuperandos” ressalta.

Contexto

Em 2011 e 2012, a AVSI, o Minas Pela Paz e a PUC Minas elaboraram o Diagnóstico Situacional das Unidades Produtivas existentes em algumas APACs. Através desse estudo foi possível evidenciar aspectos relacionados à área financeira, processos internos, aprendizado e crescimento, clientes e parceiros. Posteriormente, algumas unidades produtivas foram escolhidas para receber um Plano de Negócios – incluindo planejamento mercadológico, operacional, administrativo, financeiro e estratégico.

Juntos, diagnóstico e plano de negócios, contribuíram para que fosse possível identificar demandas relacionadas a estratégias de venda e de relacionamento com cliente, por exemplo.

padaria avsi

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