No dia 11 de fevereiro de 2020, os presidentes das APACs  do Maranhão reuniram-se em São Luiz, na sala de reuniões do conselho penitenciário, na SEAP. O encontro iniciou com a Espiritualidade, orientada pelo presidente da APAC de Imperatriz,  Pe. Elisvaldo. A seguir os participantes dialogaram sobre a agenda de atividades da FBAC junto com as APAC’s no Maranhão e Encontros Nacionais, Gespen APAC, Ocupação de vagas nas APAC’s,  Equipe multidisciplinar nas APAC’s e Educação das APAC’s.

Pela tarde, os participantes da reunião foram recebidos pelo Secretário de Estado da Administração Penitenciária, Dr. Murilo Andrade, em seu gabinete, estando presentes, além do Secretário e sua equipe, a equipe da FBAC no Maranhão,  representantes das APAC’s de Imperatriz, Itapecuru Mirim,  Pedreiras, Timon, São Luís e Viana, além do coordenador executo da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional – UMF, do TJMA, Ariston Apoliano.

Inicialmente, foi dialogado sobre o Gespen APAC,  que está sendo construído em parceria com a FBAC e trata-se de uma ferramenta de gestão e ranqueamento das APAC’s a partir de indicadores de recuperação, delineados com base nos eixos de METODOLOGIA,  GESTÃO E DISCIPLINA E SEGURANÇA,  inspirado nos indicadores do INFOAPAC-FBAC.

A seguir, a coordenadora da região maranhense e presidente da APAC de VIANA, Ir. Cristina Rodriguez, apresentou ao Secretário e sua equipe as demandas das APAC’s ali presentes.

“Avalio que as reuniões de presidentes são muito animadoras e importantes para fortalecer a unidade do movimento apaqueano no Estado, com a FBAC e os demais parceiros. Estou muito feliz, porque as APACs do Maranhão decidiram fazer cinco jornadas em 2020.” Disse Marcelo Moutinho, encarregado de metodologia da FBAC, no Maranhão. 

 

 

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs