A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), em sua missão contínua de promover a ressocialização e humanização no sistema prisional, consolidou uma parceria estratégica com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). O encontro histórico, ocorrido ontem, 04 de março, foi conduzido pelo Reitor Pe. Luís Henrique Eloy e pela Pró-Reitora de Extensão, Dra. Carolina Resende e contou com a participação da Diretora-geral da FBAC, Tatiana Faria e o Diretor do CIEMA, Valdeci Ferreira.

Tatiana ressaltou a importância da reunião: “Foi uma reunião fundamental para fortalecer a parceria com a PUC que já está envolvida no projeto já há muitos anos, mas que agora está assumindo projetos institucionais, com a FBAC, porque até então as parcerias eram muito locais.”

Essa parceria, que já perdura ao longo dos anos, atingiu um novo patamar com a ampliação de projetos institucionais. Anteriormente centradas em parcerias locais, as ações conjuntas agora buscam abranger mais unidades das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs), ultrapassando as fronteiras da região metropolitana.

A Pró-reitora, Profa. Carolina Resende, destaca a colaboração de longa data entre as instituições: “A parceria entre a PUC-Minas e a FBAC, vem de longa data em função de uma profunda sintonia de valores que regem essas duas instituições e também em função de uma mútua colaboração. A contribuição da PUC-Minas tem fortalecido o Método, não só na qualidade das ações, mas também na reflexão, na pesquisa, na problematização da realidade que é tão relevante para a melhoria contínua dos processos da FBAC”.

O grande destaque dessa renovada colaboração é a criação de uma pós-graduação dedicada ao Método APAC. Essa iniciativa reflete o compromisso conjunto das duas instituições em elevar a capacitação e formação dos profissionais envolvidos nas APACs, garantindo a correta e eficaz aplicação desse método transformador.

Essa parceria promete não apenas fortalecer a metodologia APAC, mas também contribuir para a formação acadêmica e profissional dos envolvidos, proporcionando avanços significativos na ressocialização e humanização do sistema prisional brasileiro.

 

Objetivo do programa APAC PUC Minas:

Contribuir para a efetivação dos direitos da pessoa privada de liberdade, intervindo sobre os processos de humanização e preparação para o retorno dos recuperandos ao convívio social.

O programa está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10, que tem como meta empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

 

Componentes curriculares:

O projeto integra-se às atividades acadêmicas e extensionistas dos cursos da PUC Minas, abrangendo Letras, Fisioterapia, Direito, Enfermagem, Psicologia, Ciências Biológicas, Publicidade e Propaganda e Filosofia. Ao todo, são 14 bolsistas e 21 voluntários e beneficiando diretamente 120 pessoas e indiretamente 240.

 

Investimento:

O Programa APAC PUC Minas é o de maior orçamento na Pró-Reitoria de Extensão da PUC, totalizando R$138.491,90.

 

Compromissos da FBAC e PUC Minas na parceria:

A parceria entre a FBAC e a PUC Minas estabelece compromissos mútuos visando fortalecer a metodologia APAC e promover a ressocialização no sistema prisional. A FBAC se compromete a realizar palestras, proporcionar vagas exclusivas em eventos do Método APAC, facilitar estágios e trabalho voluntário, promover visitas e pesquisas em APACs, oferecer suporte acadêmico, espaço no site do CIEMA, acesso à biblioteca física do CIEMA, descontos em cursos e alojamento para estudantes da PUC Minas.

Em contrapartida, a PUC Minas assume responsabilidades como divulgar e facilitar atividades acadêmicas nas APACs, incentivar a construção do Planejamento Estratégico de Comunicação da FBAC, conceder bolsas em cursos para colaboradores das APACs e FBAC, conforme os programas institucionais. Essa colaboração promete impulsionar ainda mais os esforços conjuntos para aprimorar o sistema prisional brasileiro.

 

Destaques de ações já realizadas pelo programa APAC:

  •       Organização do lançamento do livro “Confrontos pela Liberdade – Fundamentos da Terapia da Realidade no Método APAC” durante o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
  •       Curso de Produção de textos para as recuperandas da APAC Feminina, visando melhor desempenho no ENEM.
  •       Comemoração do Dia das Crianças para recuperandas dos regimes semiaberto e fechado, com a participação média de 200 familiares.
  •       Trabalho Interdisciplinar entre extensionistas de diversos cursos para os recuperandos da APAC de Santa Luzia.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs