São João Del Rei já foi considerada uma das cidades mais violentas de Minas Gerais, devido a facções criminosas que agiam de forma agressiva, levando pânico e pondo terror na sociedade. Já não bastava prender tais integrantes de grupos rivais, onde até mesmo dentro do presídio se rebelavam, pondo em  risco suas própria vidas.

No ano de 2008, surge em nossa histórica cidade, uma metodologia que começa a mudar a vida dessas pessoas. Desenvolvida por um advogado de São José dos Campos, Dr. Mário Ottoboni, e com a idéia de que não basta apenas prender, tem que recuperar, ele idealizou uma obra iluminada por Deus, a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), que já existe há mais de trinta anos.

Hoje, São João Del Rei já não é aquela cidade onde criminosos se atracam em vias públicas. Aqueles que se agrediam hoje vivem em fraternidade, acreditando e apoiando sua própria recuperação, e a oportunidade de se reintegrarem à sociedade.

Para celebrar essa esta tão sonhada mudança, foi realizado no ultimo sábado, dia 21, no campo do São Caetano, o jogo da paz. Coordenado pelo professor de educação física Sérgio, recuperandos da Apac e da Casa do Albergado (que segue a mesma metodologia ), jogaram uma grande partida de futebol, objetivando ainda mais a união entre os mesmos. O time da Apac levou a melhor, vencendo por 4 x 1, com dois gols de Getúlio, um de Daniel (Ieiel) e um de Carlos Alberto (Bodinho). O gol de honra dos albergados surgiu de Juliano, que se livrou da marcação, lançando Jonathan Meneses (Pyu), que driblou a zaga e bateu no canto direito do goleiro Dalton Carvalho.

A APAC é um sonho realizado na vida desse recuperandos, que agora podem se abraçar ao invés de se rivalizar. Todo homem é maior que seu próprio erro.

 

{jcomments on}

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs