Nesta terça-feira (14/09), o Diretor do CIEMA Valdeci Ferreira, participou do 6º Encontro “Segurança Pública em Foco”, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público CNMP, o qual teve como tema: “Método APAC: Projeto de Humanização do Sistema Carcerário”.

O projeto Segurança em Foco tem o objetivo de estreitar o diálogo e a integração entre os órgãos envolvidos nas temáticas vinculadas à comissão e os participantes da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), como o CNMP, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Conselho Nacional de Justiça. 

O encontro foi mediado pelo Procurador Dr. Jaime de Cassio (Conselheiro Nacional do Ministério Público), esteve também presente a Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia, Dra. Eiko Danieli Vieira Araki.

Dr. Jaime de Cassio Miranda frisou que ficou encantado com toda a atividade do Método APAC. Além de que, ficou muito sensibilizado com tudo que viu na APAC, principalmente após a benção dos recuperandos que o deixou emocionado. A APAC para o Dr. Jaime mudou a sua vida.

Para Valdeci, esse encontro é de suma importância para levar luz e clarear as dificuldades do sistema prisional comum. 

Ainda disse que: “a lógica das APACs é a recuperação de vidas e elas não nascem como um modelo de franquia em que você pode replicar aos montes. Assim, a APAC não nasce por decreto, pelo desejo dessa ou daquela autoridade, a APAC é o resultado da sociedade civil organizada que toma consciência do problema prisional e resolve apontar um caminho. A APAC é uma alternativa viável”.  

Por fim, a Dra. Eiko Danieli destacou a mudança que a APAC fez na vida dela, e ainda disse que a metodologia apaqueana muda todas as pessoas que conhecem o método. Além do mais, ela deixou um convite para todos que ainda não conhecem a APAC para que possam ir até uma.

Dra. Eiko ainda salientou a importância do trabalho voluntário para o Método APAC, pois traz grandes resultados. E que os 8 anos trabalhando como voluntária na APAC valeu a pena e está valendo a pena.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs