Com a chegada dos primeiros recuperandos, na manhã de quinta-feira (04/08/22), a APAC de Almenara, em Minas Gerais, iniciou as atividades do seu Centro de Reintegração Social (CRS se). A princípio, as atividades começaram com apenas cinco recuperandos.

A primeira atividade da APAC de Almenara ocorreu em 22/09/2017. Contando com a presença do presidente da APAC, Washington Sousa Araújo, e do Juiz de Direito da Comarca de Almenara; na época, Dr. Dimas Ramon Esper, acompanhados de representantes da Câmara Municipal e de alguns voluntários, foi realizada uma visita à unidade da APAC de Pedra Azul, também em Minas Gerais, com o objetivo de conhecer o método apaqueano e a melhor forma de implementá-lo em Almenara para abrigar nossos sentenciados, colocando em prática os princípios indispensáveis do cumprimento da pena.

Seguindo o desenvolver dos trabalhos, no dia 05/10/2017, foi realizada a primeira Audiência Pública a fim de expor e debater a metodologia da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC. O evento foi promovido pela direção do fórum da comarca de Almenara como parte do programa “Novos Rumos” do TJMG – Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. A audiência reuniu diversos segmentos da sociedade local e foi prestigiada por várias autoridades.

É de suma importância destacar que o objetivo primordial da audiência foi o de sensibilizar e mobilizar todos os segmentos organizados da sociedade almenarense, com a finalidade de implantar uma unidade da APAC no município, compartilhando com interessados, autoridades, lideranças e a comunidade em geral as experiências bem-sucedidas das APACs já em funcionamento, como a unidade de Pedra Azul. Na oportunidade, o presidente da APAC/Almenara, Washington Souza Araújo, destacou que somente com a participação efetiva e voluntária da comunidade é possível implantar e desenvolver a metodologia apaqueana. Segundo o presidente: “Partindo desse pressuposto, a APAC é feita de gente, de luta, de fé, de perseverança e resistência. Ninguém encontra a APAC; ela nos encontra. Para tanto, construir algo tão grandioso e desafiador, é necessário um mundo vasto de pessoas que desejam e anseiam pelo mesmo objetivo e acreditam no mesmo ideal de que ninguém é irrecuperável“.

Confira as fotos da APAC, a seguir:

Redação: Victor Oliveira | Revisão: Luiz Campos

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs