A Cidade de Macau se torna pioneira no Nordeste com a instalação da 1ª Associação de Proteção e Assistência aos Condenados-APAC da região. Para isso, a prefeitura já cedeu o prédio de um colégio desativado para o funcionamento da APAC de Macau. E para marcar a instituição da associação, ocorreu na noite de sexta-feira, 19, no Auditório Porto de Ama, a cerimônia de posse dos membros, com a entrega de diplomas.

 No evento, o presidente do Conselho Administrativo da APAC, pastor Francisco Joaquim Silva Filho, disse que aquele evento era ímpar na história de Macau. Segundo ele, todos em Macau acreditam na recuperação dos apenados e estão dispostas a dar oportunidades para eles trilharem novos caminhos. “O Tribunal de Justiça está indo além da letra, indo além da pena. Está estendendo a mão aos que necessitam de ajuda. Está com uma nova roupagem, a da misericórdia de cristo e não está lavando as mãos, como fez Pilatos. O Tribunal de Justiça está tendo responsabilidade social”, reconheceu o pastor.

A promotora e presidente do Conselho Deliberativo da APAC, dra. Uliana Lemos de Paiva, disse que Macau estava recebendo um presente e que o projeto é um verdadeiro sonho e que os primeiros passos para a concretização estão sendo dados. “O Tribunal de Justiça está de parabéns pelo projeto. Acreditamos no potencial participativo e acolhedor do povo de Macau. Aqui temos um olhar diferente para o apenado, que precisa de um apoio para mostrar que é capaz”, elogiou.

O juiz de direito e coordenador do programa Novos Rumos na Execução Penal, dr. Gustavo Marinho, disse que aquele era um momento histórico. Explicou que aquela é a 1ª fase de implantação de uma associação desse tipo e representa uma vitória. “Este um momento histórico, pois a conclusão dessa etapa é uma vitória, mas ainda temos muito a fazer. A luta é grande e diária, mas tudo é feito com o apoio da sociedade, que se movimentou toda, mostrando que se importa e quer dar a mão aos seus irmãos condenados”, explicou agradecendo a contribuição de todos.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs