Foram homenageados na tarde de ontem (22), nas dependências do Centro de Reintegração Social da APAC de Itaúna, o diretor executivo, Valdeci Antônio Ferreira, e o vice-presidente do Conselho Deliberativo da FBAC, Paulo Antônio de Carvalho. 

A homenagem faz referência aos 30 anos de serviços prestados por ambos – Dr. Paulo como juiz da Vara de Execuções da Comarca de Itaúna, e Valdeci como precursor no trabalho com presidiários, primeiramente como coordenador da primeira equipe de pastoral carcerária e em seguida como o grande divulgador da metodologia apaqueana. Mesmo não tendo nascido na cidade (Dr. Paulo é natural de Conceição da Aparecida, e Valdeci de Itapecerica), Deus permitiu que seus caminhos se cruzassem em Itaúna, para que juntos, no mesmo ideal cristão, fizessem nascer a primeira APAC no estado de Minas Gerais.

O auditório do regime fechado da APAC ficou lotado, com a presença de mais de 200 pessoas. Recuperandos, voluntários, representantes do Poder Judiciário e das APACs de Cachoeiro de Itapemirim, Barbacena, Santa Maria do Suaçuí, Nova Lima, Perdões, Manhumirim, Manhuaçu, Santa Bárbara, Uberaba, Campo Belo, Sete Lagoas e Lagoa da Prata compareceram ao evento para prestigiar os homenageados. Ainda estiveram presentes, compondo a mesa, os padres Gilmar Pinheiro Marques, Amarildo José de Melo e Jorge Padovan, a presidente da APAC de Itaúna, Lidia Vilela, o presidente do Conselho Deliberativo da FBAC, Tomáz de Aquino Resende, e o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.

Foram agraciados ainda, com a “Homenagem de Gratidão e Fé pela Participação no Processo de Consolidação da APAC em Itaúna”, Maria Augusta Fonseca, Terezinha Morais Silva, Pe. Gilmar Pinheiro Marques, Pe. Amarildo José de Melo, Maria Aparecida Lima, Raimunda Maria da Conceição, Dilma Silva Lopes e Geni Ferreira Pinto. 

Mesmo não estando presente, o criador do Método APAC, Mário Ottoboni, enviou sua mensagem: “Alegremo-nos quando somos lembrados pelo bem que praticamos e, diretamente, despertamos os acomodados que praticam a religiosidade, mas pouco, ou nada fazem para socorrer os necessitados. Considere-me presente nesta justa homenagem.”

“Eu sou muito grato a Deus por tudo. Ao longo desses 30 anos eu encontrei muitos amigos, muitos anjos que Deus foi colocando no meu caminho. Se não fossem os muitos ombros que nos carregam no dia a dia, nós não teríamos tido a capacidade de enxergar tão distante quanto a gente enxerga, e de perceber que a nossa missão é uma missão além fronteiras, de abrir as portas das prisões para o mundo inteiro. E nessas andanças, entre tantas pessoas importantes que eu encontrei, uma delas é o Dr. Paulo. Foi quem nos possibilitou o acesso à cadeia, a qualquer momento, para que realizássemos nosso trabalho, pois até então só era permitido nossa entrada no dia de visita dos familiares dos presos, e foi quem teve a coragem e a ousadia de entregar as chaves de uma prisão aos próprios presos”, disse Valdeci.

Confira o álbum de fotos da homenagem em nosso flickr.

 

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs