No dia 25 de março de 2022 foi inaugurada a primeira APAC do Paraguai, no município de Coronel Oviedo. 

O CRS funciona dentro do presídio regional de Coronel Oviedo localizado a 200 km da capital Assunção, a capacidade total é de 90 recuperandos em regime fechado, mas devido a fase de implementação e adaptação, está trabalhando com 25 recuperandos. 

Na década de 90 o Pastor Felix Dupont e também Presidente da Confraternidade Carceraria do Paraguai veio ao Brasil e retornou com o sonho de levar o projeto para o país. Em 2019 foi-se iniciado um trabalho de intercâmbio com Dupont e sua equipe e em 2020 foi continuado pelo projeto Más Allá de Las Fronteras com o objetivo de expandir e consolidar as APACs da América Latina.  

Além de entidades brasileiras, fazem parte do grupo importantes parceiros paraguaios, como: Ministério da Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, membros do Ministério de Política Criminal, secretarias de Reinserção Social e Administração Prisional, além de grupos organizados da sociedade civil.

Foram realizadas a visita as autoridades do Ministério de Justiça que firmaram o termo de cooperação para criação da APAC, no mesmo ano, foi aprovada a instituição jurídica da APAC e filiação a FBAC. Desde então, iniciaram-se as obras de adequação para que fossem iniciadas as atividades. 

Mudanças na estrutura foram feitas, reformas das celas, troca d encanamento, colocação e piso, pintura e afins. Também foi construído um muro e alambrados para a separação dos espaços físicos de outros pavilhões.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs