No dia 14 de fevereiro de 2022 foi inaugurada a fábrica de hóstias na APAC masculina de Itaúna/MG, fruto do projeto “Il senso del Pane” uma parceria da FBAC com a fundação Casa Dello Spirito e Delle Arti, objetivando a produção e distribuição das hóstias de forma gratuita para as Paróquias de Itaúna e região.

A fábrica de hóstias recebeu o nome da voluntária Maria Perpetuo Socorro Leão mais conhecida como Socorro, que fez parte do grupo que fundou a APAC de Itaúna e faleceu no dia 2 de novembro de 2021.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do juiz da Vara de Execuções Panais da Comarca de Itaúna Dr. Adelmo Bragança de Queiroz, bem como das filhas da voluntária Socorro, Janaína e Jaqueline, do Diretor-geral da FBAC Valdeci Antônio Ferreira juntamente com outros colaboradores da FBAC, bem como de voluntários, recuperandos do regime semiaberto e do Bispo Dom José Carlos que presidiu a benção.

A abertura foi realizada pelo Presidente da APAC Peter Gabriel Gonçalves de Andrade que na oportunidade falou sobre São Tarcísio o Padroeiro escolhido para a fábrica de hóstias.

O projeto “Il senso del Pane” foi proposto pelo Presidente da entidade Casa Dello Spirito e Delle Arti, Arnoldo Mandadori, começou seu primeiro projeto de fabricação de hóstias dentro da prisão de Opera na Itália e desde então vem expandindo o projeto para outras prisões. 

Arnoldo tomou conhecimento da APAC em 2015 no encontro de Rimini e iniciou as tratativas com a FBAC para implementar a fábrica de hóstias em uma APAC no ano de 2021, ficando todos os custos operativos do projeto a encargo da fundação.

 A FBAC ficou incumbida de escolher a APAC a sediar o projeto piloto e a escolhida foi a APAC masculina de Itaúna/MG, que tem a capacidade de produzir cerca de mil hóstias por dia, a serem distribuídas gratuitamente.

A APAC masculina de Itaúna já iniciou as produções e forneceu as hóstias usadas na celebração da Jornada da Misericórdia realizada na sede da FBAC no dia 14 de fevereiro de 2022.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs