A APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) e a FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados) foram fundadas sob liderança de Mário Ottoboni.

Mario Ottoboni, advogado, casado, nascido em 11 de setembro de 1931 na cidade de Barra Bonita, no estado de São Paulo, desde o mês seguinte ao seu nascimento até os dias atuais reside em São José dos Campos/SP.

Deixou de lado sua profissão, como fonte de renda, e passou a assistir juridicamente, sem honorários, os presos pobres que são maioria da população prisional brasileira.

A inexperiência no mundo do crime, das drogas e das prisões proporcionou a criação de uma experiência revolucionária – a APAC. A sigla APAC significava Amando o Próximo Amarás Cristo.

No ano de 1974, a equipe que constituía a Pastoral Penitenciária, concluiu que somente uma Entidade Juridicamente organizada seria capaz de enfrentar as dificuldades e as vicissitudes que permeavam o dia a dia do presídio e assim foi instituída a APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados.

Dr. Mário possui um extenso currículo de suas beneméritas atividades como o título de “Cidadão do Mundo, libertador dos presos e dos humildes” do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, realizadas incansavelmente desde 1972, quando nasceu a primeira APAC, na cidade de São José dos Campos – SP, através de um grupo de voluntários cristãos, sob sua liderança, no presídio Humaitá, para evangelizar e dar apoio moral aos presos.

É autor de muitos livros, entre eles: “Vamos matar o criminoso?”, “Seja solução, não vítima”, “Testemunhos de minha vida e a vida de meus testemunhos”, “Franz de Castro Holzwarth”, “A comunidade e a execução da pena”. 

 

 

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs