O advogado Renato de Oliveira Furtado participou do 21º Congresso Internacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, que aconteceu em São Paulo, com a presença de autoridades internacionais e que discutiu o sistema carcerário. O projeto, que vem sendo executado em nível mundial, com participação de dezenas de especialistas, como um neurocientidsta e psicólogo americano, um sociólogo espanhol, um representante da Universidade de Coimbra em Portugal e o juiz de direito Claudio Lemos, que acompanha o projeto pelo estado de São Paulo.

Segundo Furtado, todas as correntes de opinião sobre o problema são contrárias à prisão pura e simples, direcionando a solução para a recuperação, o que sinaliza para iniciativas como a da APAC, que promove um trabalho de investimento no ser humano. “O sistema atual é falido e todos consideram que é preciso algo melhor do que a prisão. E é o que Frutal já tem, que é a APAC. Fiquei emocionado porque foi a primeira vez que vi Frutal sair à frente de qualquer lugar. É uma luta de muitos anos em que muitos de nós nos envolvemos e lá soubemos que a APAC é o futuro do que hoje se tem como prisão.”

Em debate no Jornal da 97, Renato expôs a situação junto à diretora da Apac, Paula Queiroz, citando que a Organização das Nações unidas já têm um convênio onde vai analizar o sistema Apac na cidade de Itaúna, em Minas Gerais, para depois apresentar ao mundo. “Quando ouvi isso, vi a necessidade de mostrar isso para a sociedade, para que Frutal abrace ainda mais a Apac, que a valorize mais, pois o sistema tradicional tira a dignidade das pessoas e é o futuro. As celas superlotadas não recuperam ninguém, quem sai volta animalizado. Por isso proponho que todos trabalhemos pelo crescimento da Apac.”

Paula Queiroz comenta que a Apac em Frutal hoje tem capacidade para 120 condenados, mas abriga 141 recuperandos com pena por qualquer crime. “Só depende de ele ser condenado e querer ir pra Apac, que propõe a oportunidade. Temos pessoas condenadas por trinta anos. O nosso nível de reincidência é mínimo, pois a nossa estatística satisfaz aos objetivos da nossa metodologia.” De acordo com a diretora, a Apac deve muito à sociedade e Frutal e seria oportuno trabalhar pelo crescimento desta instituição.”

Fonte: Jornal Pontal

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs