​​Nascido durante o auge da pandemia, período em que não havia possibilidade da presença de familiares e voluntários nas APACs, o Bom Dia Jesus APACs foi uma alternativa encontrada para contornar essa situação de “carência” dos recuperandos e recuperandas, ao mesmo tempo em que promove encontros formativos entre FBAC e recuperandos (as).

O evento acontece a cada 2 meses e os temas são baseados nos indicadores e necessidades das APACs, colhidos através das visitas de campo e inspeções realizadas pela FBAC.

“Na medida em que vamos visitando as APACs nós vamos percebendo o que a gente precisa reforçar na aplicação metodologia e a formação geral é uma forma de alcançar o maior número de recuperandos possível a tempo de resolver aquele problema levantado nas inspeções.” Destaca Marcelo Moutinho, inspetor de metodologia da FBAC e coordenador do programa Caminhos do Cuidado.

O Bom Dia Jesus é estruturado através de painéis temáticos, que são trabalhados pela equipe da FBAC e convidados. Cada edição do Bom dia Jesus aborda um dos 12 elementos fundamentais da metodologia APAC. Nesta edição, o elemento abordado foi a assistência à saúde, com foco na dependência química e alcoólica.

O evento é aberto com um ato socializador, quando os recuperandos fazem a releitura dos termos de compromisso contra drogas e fugas e é apresentado a programação do dia; em seguida, é realizado um momento de espiritualidade. Dentro do tema da assistência à saúde, foi apresentado o novo programa da FBAC, Caminhos do Cuidado, em busca da sobriedade (quer saber sobre esse programa, acesse o link da matéria sobre o programa). Os demais painéis trabalharam outros aspectos da assistência à saúde.

“Nós chegamos a um total de mais de 4 mil recuperandos participando do encontro, portanto, o balanço é super positivo O benefícios colhidos são a motivação e alerta a respeito da saúde, mas o principal benefício colhido pelo encontro, penso que é a apresentação e adesão ao programa Caminhos do Cuidado, que será aplicado em todas as APACs.” Ressalta Marcelo.

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs