O evento, que teve como tema: “Dr. Mário Ottoboni e seu legado”, aconteceu entre os dias 06 e 11 de setembro. A ideia surgiu como uma forma de homenagem ao fundador da APACs, Mário Ottoboni, que celebrou seu aniversário no dia 11 de setembro; mas foi ganhando novos objetivos, como promover um momento de reflexão para os participantes e um resgate aos valores fundamentais das APACs.

As atividades foram distribuídas entre palestras e encontros on-line, ministrados pela equipe da FBAC, e atividades presenciais, organizadas individualmente pelas APACs (palestras, gincanas, dinâmicas e concursos culturais).

A estrutura do evento, parte on-line e parte presencial, ganhou essa forma devido às restrições por causa da pandemia, mas a ideia é que nos próximos anos desenvolvam-se mais atividades presenciais.

Para a programação de abertura do evento foram convidados alguns membros do Conselho de Administração da FBAC: Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos, presidente do Conselho, Cledorvino Bellini, vice-presidente do Conselho, e outros conselheiros da instituição como, Dr. Henrique Nogueira Macedo, Dra. Ana Paula Starling, Flávio Tófani (tio Flávio) e Paulo Márcio Bragança de Matos.

Cristina Ottoboni, filha do Dr. Mário, também foi convidada para participar da programação. Ela participou da abertura e do encerramento do evento, quando emocionou a muitos com seu depoimento: 

“Meu pai era um apaixonado pelo ser humano. A maior alegria do meu pai era ver um recuperando vivo na fé, dedicados à família, sair de uma APAC transformado; ver essa reconstrução do ser humano que a APAC proporciona.”

Entre as demais atividades de encerramento, foi organizado um curso sobre ferramentas de gestão para os presidentes, vice-presidentes, gestores e encarregados das APACs e também realizada uma celebração na sede da FBAC.

No sábado, 11 de setembro, dia do aniversário de Mário Ottoboni e encerramento do evento, cada APAC organizou individualmente suas atividades, como confraternização e cultos ecumênicos.

“A adesão ao evento foi incrível, tivemos a participação de todas as APACs do Brasil. Foram cerca de 230 conexões no curso direcionado à gestão das APACs e mais de 4 mil recuperandos participaram de um momento de formação on-line, ambos promovidos pela FBAC. E os testemunhos e depoimentos que recebemos foram muito fortes”, destaca Wellington Alves, o Coordenador.  

Ainda sobre o evento, Wellington ressalta: “Nesse momento de pandemia, em que a esperança das pessoas parece estar abalada, esse evento chegou como uma forma de alívio, de renovação para os recuperandos, que são os verdadeiros protagonistas das APACs”.  

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs