Nesta última segunda-feira (dia 5/12), vários presidentes de APACs mineiras, juntamente com representantes da FBAC, prestigiaram a pré-estreia do documentário ‘Como matar um criminoso’, realizada no Centro Cultural 104, em Belo Horizonte. Dirigido por Júlio Alessi, o filme tem a produção da Cacto Filmes e do ATOEFEITO (http://atoefeito.vc/) – coletivo de ativistas sociais que desenvolve há dois anos um trabalho de pesquisa sobre a atuação apaqueana.

Com previsão de lançamento oficial no primeiro semestre de 2017, o documentário traz imagens das APACs de Pouso Alegre, Nova Lima, Santa Luzia, São João del-Rei e Sete Lagoas, além do depoimento de recuperandos dessas unidades, bem como falas de atores estratégicos nesse universo, incluindo Judiciário, Ministério Público, voluntários e outros apoiadores.

“Esse filme foge de tudo aquilo que foi feito até então sobre as APACs. Ele faz uma apresentação a partir da visão de pessoas que estão do lado de fora e outras do lado de dentro. Essas falas se complementam e a gente percebe que esse material vai contribuir muito, seja para a consolidação das APACs já existentes seja para o processo de expansão e multiplicação não só no Brasil, mas no mundo”, avalia o presidente da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira.

Além do documentário, o evento marcou também a apresentação pública do site de mesmo nome, em que o ATOEFEITO compila os resultados obtidos em seu trabalho de acompanhamento do universo APAC. Ainda em fase de testes, a página pode ser conferida no link: http://comomatarumcriminoso.com.br/.

Texto: Luiz Gonzaga Oliveira; arte: Luciano Ferreira; foto: Carol Reis / ATOEFEITO 

 

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs