Dr. Paulo Antonio de Carvalho, juiz da Comarca de Itaúna e Dr. Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Executivo da FBAC, participaram do IV Seminário Internacional em Trujillo, Peru, com o tema “Justiça Restaurativa, caminho seguro para a convivência pacífica e o Método APAC, humanização das prisões.”

 

O objetivo do seminário foi fortalecer a vigência dos direitos humanos com um enfoque restaurativo e promover os processos de humanização e reabilitação nas prisões.

 

O seminário contou com a presença de autoridades, advogados, representantes da pastoral carcerária, de congressistas e funcionários públicos.

 

Dr. Paulo e Valdeci explicaram sobre o surgimento da metodología APAC, sua expansão e repercussão no Brasil e no mundo, sua finalidade e a justiça restaurativa como um novo paradigma de inclusão social. Valdeci ainda explanou sobre os passos para o processo de implantação de uma APAC.

 

Certamente, a experiência das APACs no Brasil irão inspirar muitos outros países para implementar esta metodologia, que não está pronta e acabada, mas que ao longo de 43 anos vem se mostrando eficiente, seja para a humanização da pena e a ressocialização do preso, seja para a proteção da sociedade e o socorro da vítima.

 

A FBAC participou deste evento de cunho internacional com muita humildade, sem a pretensão de ser detentora da solução para todos os problemas prisionais, mas com muita esperança que todos os países possam humanizar suas prisões e pregoar os direitos humanos de todas as pessoas.

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs