No dia 27 de agosto foi realizada a cerimônia de lançamento da pedra fundamental de mais uma unidade APAC juvenil, desta vez na cidade de Pouso Alegre/MG.

A solenidade aconteceu no Fórum da comarca e contou com a presença da FBAC na pessoa de seu Diretor Executivo de Gestão e Controle, Ari de Jesus Soares Pereira, e de diversas autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário local e estadual, bem como de lideranças regionais.

WhatsApp Image 2021-09-02 at 09.38.43

Em seu discurso, Ari de Jesus fala sobre as expectativas em relação ao projeto: “É um sentimento de grande alegria, e também de grande responsabilidade. Mas, com amor, o projeto será muito bem-sucedido”.

Durante a cerimônia, o desembargador Abi-Ackel, representou e leu o discurso do Presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, que não pode comparecer ao evento. Em seu discurso, o Des. Gilson Lemes enfatizou o protagonismo da APAC juvenil no mundo:

Milhares de indivíduos adultos já tiveram suas vidas transformadas pela metodologia apaqueana. Adaptado, o Método já vem, agora, atingindo os corações e as mentes de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas na APAC Juvenil de Frutal/MG, que é a primeira do gênero no mundo e iniciou oficialmente suas atividades em maio deste ano. Em breve, a experiência irá alcançar esta comarca.

NOT-11--PEDRA-FUNDAMENTAL-APAC-JUVENIL

Ainda em discurso, o desembargador Abi-Ackel destacou a diferença dos custos entre APAC e o Sistema Comum: Enquanto o Estado desembolsa cerca de R$18.000,00 por mês na recuperação de cada adolescente no sistema tradicional, estima-se que o custo no sistema da APAC Juvenil seja em torno de R$2.300,00“. E ressaltou: “Iniciativas como esta são fundamentais para que possamos acabar com o espetáculo da punição, fomentado pela sociedade. Temos, sim, que investir muito em educação, e a Apac que, em breve, vamos inaugurar traz esse novo conceito”.

Na nova APAC os adolescentes também vão ter acesso ao ensino básico e médio, além de oficinas de aprendizado e convênios com empresas da região.

As obras da unidade juvenil têm previsão de início em outubro de 2021 e estimativa de término em meados de 2022. Ela ocupará uma área de 1,2 mil metros quadrados e capacidade para atender, inicialmente, até 60 adolescentes. 

Fotos: Riva Moreira/TJMG

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – TJMG

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs