No dia 19 de outubro, Valdeci Ferreira, diretor do CIEMA (Centro Internacional de Estudos do Método APAC), representando a FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), marcou presença em um evento internacional de grande relevância na República Tcheca. A conferência, que contou com a participação de especialistas e autoridades de renome, teve como foco a disseminação da metodologia APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) não apenas no Brasil, mas também em outros países, como Alemanha e Países Baixos.

A participação de Valdeci Ferreira na conferência foi um dos destaques do evento. Em sua fala, ele não poupou elogios à iniciativa e expressou sua convicção de que eventos desse tipo lançam luz sobre as sombras que permeiam o sistema prisional global. “Eu queria parabenizar pela iniciativa pela realização dessa conferência internacional, porque eu acredito que esses momentos lançam luzes sobre as sombras que permeiam o sistema prisional do mundo inteiro”, destacou Valdeci.


Valdeci compartilhou suas experiências de mais de 40 anos trabalhando com a metodologia APAC no Brasil, destacando seus aprendizados e vivências. Ele enfatizou o propósito de sua participação na conferência: “compartilhar uma experiência que estamos desenvolvendo no Brasil e em outros países, mas também aprender com todos que fazem um trabalho extraordinário na República Tcheca.”.

Em seu discurso, ele destacou a missão da FBAC e das APACs de recuperar o preso, socorrer as vítimas, proteger a sociedade e promover a justiça restaurativa. Ele enfatizou a filosofia do Método APAC: “matar o criminoso, salvar o homem”. Valdeci também apresentou os 12 elementos fundamentais do Método APAC e compartilhou estatísticas impressionantes, incluindo taxas de reincidência notavelmente baixas, custo per capita reduzido em comparação com as prisões tradicionais e o número de APACs já instaladas e em processo de instalação no Brasil e em outros países.

Valdeci também falou sobre as APACs internacionais e suas particularidades, bem como o número de recuperandos beneficiados por esse sistema inovador. Além disso, ele apresentou a estrutura de várias APACs em funcionamento, incluindo o projeto “Ressocializa”, que visa a reintegração de ex-detentos na sociedade.

Durante sua apresentação, Valdeci explicou o que é o Ciema (Centro Internacional de Estudos e Modelos de Alternativas Penais), que desempenha um papel central na promoção e difusão do Método APAC em escala global. Ele também destacou as inúmeras honras e reconhecimentos que as APACs já receberam em níveis nacionais e internacionais por seu trabalho exemplar na recuperação de condenados e na promoção da justiça restaurativa.

A conferência contou com a participação de diversas figuras proeminentes, como Vrchní rada plk. Mgr. Ladislav Blahník, Diretor da Prisão Stráž pod Ralskem, PhDr. Petr Dohnal, Diretor Executivo da Seção de Prisões e Controles Departamentais, Ministério da Justiça da República Tcheca, Andy Corley, Presidente da Prison Fellowship International, e Ron Nikkel, Presidente Emérito da Prison Fellowship International.

Além das apresentações dos especialistas, o evento também contou com relatos inspiradores de ex-recuperandos, incluindo Bruno Bacelar, inspetor de metodologia da FBAC, Maicol Amorim, Coordenador de Projetos Sociais da FBAC, e Ailton Oliveira, Encarregado de Segurança da APAC de Pouso Alegre. Eles compartilharam suas histórias de superação, vivências no mundo do crime e como a metodologia APAC transformou suas vidas. Após as apresentações, houve uma sessão de perguntas e respostas, na qual os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da metodologia APAC.

 

 

 

 

 

Participar de conferências internacionais como essa desempenha um papel crucial na disseminação da metodologia APAC e na promoção de práticas mais humanizadas no sistema prisional em todo o mundo. Eventos como esse proporcionam um ambiente para a troca de experiências, aprendizado mútuo e a construção de uma rede global de apoio à reforma prisional. A FBAC e seus representantes continuam comprometidos em contribuir para a expansão e multiplicação de novas APACs e na construção de um sistema prisional mais justo e restaurativo.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs