Com o intuito de reunir os profissionais de assistência social que atuam nas APACs e convidá-los para um diálogo entre a categoria, FBAC e AVSI Brasil, foi realizada essa primeira edição do encontro. A APAC feminina de Belo Horizonte/MG foi o local escolhido para sediar o evento.

“Foi a primeira oportunidade de poder reunir essa categoria junto com a FBAC e AVSI e ouvir como estão sendo desenvolvidos os atendimentos, as condições de trabalho dos assistentes sociais nas unidades e, principalmente, fazer uma leitura histórica do serviço social nas APACs, entender onde estamos e tentarmos juntos traçar as metas desse serviço nas APACs.” Ressalta Marcelo Moutinho, inspetor de metodologia da FBAC.

O encontro celebra o retorno das atividades presenciais promovidas pela FBAC. Ao todo, participaram do evento 30 assistentes sociais vindos de APACs de várias regiões de Minas Gerais e de outros estados, como Paraná, Espírito Santo e Maranhão.

“Nesse encontro nós pudemos expor nossas dificuldades, aqueles desafios cotidianos que enfrentamos para exercer nosso trabalho. Também pudemos tirar dúvidas e buscar planejar melhor a execução do nosso trabalho e, daqui pra frente, desenvolver um trabalho mais articulado, para que o serviço social funcione de forma sincronizada em todas as APACs.” Destaca Danielle Silva Cruz, Assistente Social na APAC de Ivaiporã/PR.

A ideia do encontro surgiu em paralelo a uma pesquisa que está sendo realizada pela AVSI Brasil, através do projeto Más Allá de Las Fronteras, que visa combater os maus tratos e violência no sistema prisional do Brasil e América Latina. A pesquisa tem como objetivo fazer um diagnóstico sobre a violência no sistema prisional no Brasil; dentre os desdobramentos do projeto está a formação dos profissionais que estão em contato direto com as vítimas desses maus tratos, os assistentes sociais e psicólogos. Em 2020, FBAC e AVSI realizaram o primeiro encontro com os psicólogos que atuam nas APACS.

Débora Amaral, Gerente Geral da AVSI em Minas Gerais, enfatiza a importância da parceria com a FBAC: “A importância da parceria entre AVSI e FBAC é a união de forças. Nós trabalhamos com uma missão em comum, há uma sinergia entre os  trabalhos realizados tanto pela AVSI, quanto FBAC. Então, através dessa união de forças conseguimos chegar muito mais longe e a ideia é exatamente essa, de juntar forças e conseguir atingir impactos muito maiores do que imaginávamos.”

Como espólio desse evento, FBAC e AVSI esperam conseguir definir melhor o papel do Assistente Social dentro das APACs e elaborar diretrizes sobre a atuação desse profissional dentro da metodologia.

“Nós temos uma expectativa muito grande quanto a este evento, a gente considera que ele é o pontapé inicial para um excelente trabalho que nós iremos produzir em parceria com a AVSI para criar diretrizes de atuação profissional específicas do serviço social dentro das APACs e assim fortalecer a categoria.” Conclui Rayane Chaves Araújo, Gerente Administrativa da FBAC/MA.

Para encerrar o encontro, os participantes foram convidados para fazer uma visita guiada a APAC feminina de BH.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs