Crédito:Márcia Bárbara

Há exatamente um ano, o Núcleo de Extensão da Faculdade Senac em Contagem começava a desenhar o Programa de Extensão Redevivo, direcionado à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC de Nova Lima. A partir de diversas visitas e reuniões entre a coordenação do Núcleo, alguns professores da faculdade e a equipe técnica da APAC, a instituição começava a entender o universo que envolve a recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade.

De acordo com a metodologia APAC, o recuperando (condenado no sistema comum) deve desenvolver atividades e ocupações durante o período de cumprimento de pena no Centro de Reintegração Social (CRS) para reaprender e obter novas experiências para sua vida. Diante desse contexto, o Núcleo de Extensão da Faculdade Senac em Contagem criou o Programa Redevivo com foco na educação e capacitação dos recuperandos da APAC como forma de apoio à reinserção no contexto profissional e social.


Segundo a professora da Faculdade Senac, Roseane Lisboa – responsável pelo projeto, a partir do REDIVIVO foram delineados projetos numa perspectiva de capacitação contínua dos recuperandos nas áreas de gestão, e, dentre estes foi realizado o curso de logística. Este curso foi direcionado tanto para o regime fechado quanto para o semiaberto. A proposta é preparar os recuperandos para retornar ao mercado, quando saírem do sistema prisional, ampliando suas perspectivas.

 

No regime fechado, com carga horária de 20h, o trabalho é abordado como uma das formas de reconstrução da personalidade, sem foco na relação produtiva capitalista, e, sim, numa mudança interior. Nesse sentido, os recuperandos praticam o trabalho com função terapêutica que propicia a autorreflexão. Para o recuperando Michel Francis , o curso está ajudando a pensar de uma maneira mais organizada não somente no hoje, mas, planejando o amanhã.

 

Já no regime semiaberto, o objetivo é a formação de mão de obra especializada por meio de oficinas profissionalizantes que funcionam dentro Centro de Reintegração Social. Neste caso, envolve parte prática e teórica.
 
O Projeto


Esse Projeto é relevante para os recuperandos porque potencializa a ressocialização baseada no trabalho e estudo, além das condições de cidadania, promovendo também a ressignificação de processos históricos e socioculturais de opressão. “Capacitados pelo Senac, os recuperandos têm boas chances de se recolocarem no mercado de trabalho após o cumprimento da pena. Muitos já começam a trabalhar dentro da própria APAC, participando de trabalhos nas unidades”, comentou Roseane.

 

O Programa Redevivo conta com o apoio dos parceiros Tio Flávio Cultural, Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e Rede de Carreiras – portal do Sistema Fecomércio MG, Sesc  e Senac para cadastro gratuito de vagas e currículos – que auxilia na recolocação profissional dos recuperandos. Desde 2013, foram atendidas mais de 1500 pessoas em 12 cidades mineiras, por meio desta parceria.


Empresários interessados em contratar egressos podem acessar os sites do Minas Pela Paz para obter mais informações; ou Rede de Carreiras – portal do Sistema Fecomércio MG, Sesc  e Senac para cadastro gratuito de vagas e currículos – e buscar currículos no perfil desejado.

 

Fonte: SENAC CONTAGEM

 

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs