Aconteceu na tarde desta sexta-feira (9), na Câmara de Vereadores de Timóteo, o Encontro Regional das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac’s) do Vale do Aço, que teve como objetivo principal sensibilizar as autoridades e demais segmentos sociais da comunidade quanto à necessidade da construção do Centro de Reintegração Social (CRS) nas Comarcas da região.

O evento contou com uma palestra proferida pelo diretor Executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Antônio Ferreira, que em sua fala destaca que “a sociedade não pode mais conviver com o modelo atual de nosso regime prisional onde as pessoas ficam durante todo o tempo ociosas sem trabalho, sem estudo, apenas alimentando o ódio e a violência”. Para ele, a sociedade é quem paga o preço quando essas pessoas, privadas de sua liberdade, são abandonadas atrás das grades sem nenhum trabalho de recuperação.

O palestrante ainda explica que “a Apac visa romper com esse sistema do prende e solta, cujos índices de reincidência chegam a 80%, rebeliões, atos de violência, maus-tratos, drogas, corrupção, alto custo per capita para o Estado por cada apenado ocioso que hoje se encontra nos presídios”.

No Vale do Aço, as Apac’s de Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano já estão juridicamente instaladas há alguns anos, mas até hoje não conseguiram áreas para a construção dos Centros.

 

Confira a cobertura completa clicando aqui.

 

{jcomments on}

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs