“Uma contribuição importante para a superação dos problemas relacionados à realidade carcerária é a experiências da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, a APAC. No ano de 1972, através de estudos e experiências aos condenados, um grupo de pessoas voluntárias,   lideradas por Mário Ottoboni, em São José dos Campos/SP instituiu um método revolucionário e eficiente no modo de execução de pena que hoje, decorridos mais de 30 anos, tornou-se conhecido e adotado em vários Estados do Brasil e em diversos países do mundo. É o Método APAC, que trouxe ao condenado, condições para recuperar-se e ressocializar-se. Este método tornou realidade aquilo que parecia ser impossível de alcançar. Divulgá-lo e implantá-lo onde ainda não é conhecido, e fortalecer as unidades já existentes hão de ser iniciativas muito concretas na busca de um novo Sistema Penal” . Texto Base da Campanha da Fraternidade da CNBB, 2009, Parágrafo 274, Pág. 105 e 106.

Desde os seus primórdios a APAC sempre buscou alcançar uma de suas metas principais qual seja, a proteção da sociedade. Neste sentido, sempre que um criminoso é recuperado e devidamente preparado para retornar a sociedade, previne-se a vitimização e, por conseguinte a sociedade. Por esta razão é que sempre afirmamos que aqueles que são contrários à proposta da APAC ou desconhecem o Método ou são favoráveis ao crime e a violência.

Destaca-se neste informativo o esforço das APAC`s na busca de aperfeiçoamento e aprimoramento do Método e a belíssima entrevista do Secretário Geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa discorrendo sobre o tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Segurança Pública”, cujo lema é “A Paz é fruto da Justiça”.

Estamos Juntos!

Valdeci Antonio Ferreira
Presidente Executivo da FBAC.

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs