Contando com o apoio do TJMG, SEDS, AVIS, IMPP e APAC de Santa Luzia foi realizada nos dias 01, 02 e 03 de maio, o 2º Curso de Administradores das APAC´s, onde estiveram presentes 120 participantes das APAC´s de Santa Luzia, Lagoa da Prata, Itaúna, Nova Lima, Leopoldina, Frutal, Santa Bárbara, Nova Era, São João Del Rey, Araxá, Manhuaçu, Manhumirim, Barbacena, Ituiutaba, Pirapora, Perdões, Alfenas, Passos, Viçosa, Caratinga, Santa Maria do Suaçuí, Pouso Alegre, Governador Valadares, Januária, Campo Belo, Paracatu, Patrocínio.

As avaliações colhidas dos participantes revelaram uma aprovação superior a 80%,numa demonstração clara, de que após varias tentativas, estamos finalmente encontrando um formato de curso e conteúdos que atendam aos nossos objetivos e colaborem na interação dos participantes e na capacitação dos mesmos.

A avaliação completa do curso e alguns conteúdos das palestras já se encontram disponíveis no portal da FBAC: www.fbac.com.br

Seguem alguns ecos do 2º Curso de Administradores das APAC´s. A realidade atual de forte crescimento e expansão das APAC´s exige:

1)    A necessidade urgente de aperfeiçoar a comunicação entre a FBAC e as suas filiadas, e as APAC´s entre si para isto:

a.    Doravante a FBAC, SEDS e TJMG somente irão se comunicar com as APAC´s através do e-mail padrão que foi criado pela FBAC. Ex: apacituiutaba@fbac.com.br, apacnovalima@fbac.br, apacpedraazul@fbac.com.br . As APAC´s que tiverem dificuldades para a instalação dos e-mail´s deverão entrar em contato com Marcelo – telefones: 031-92280551 begin_of_the_skype_highlighting 031-92280551 end_of_the_skype_highlighting / 37-3242-4225 begin_of_the_skype_highlighting 37-3242-4225 end_of_the_skype_highlighting

b.    As APAC´s deverão colocar como página inicial de acesso à internet, em todos os seus computadores, o portal da FBAC;

c.    O informativo semestral da FBAC: “APAC´s em notícias”, deverá ser afixado nos murais da APAC permitindo acesso aos recuperandos, e distribuído para autoridades que julgarem importantes.

 

2)    Todas as APAC´s deverão realizar anualmente o Curso Completo de Formação de Voluntários – Material disponível no portal da FBAC;

3)    Todas as APAC´s deverão se esforçar para se tornarem referências na aplicação da metodologia (aplicação dos 12 Elementos Fundamentais do Método, separação radical dos regimes de cumprimento de pena, rigidez na disciplina e segurança, cumprimento do Regulamento Disciplinar das APAC´s, portarias, etc.), forte espiritualidade, zelo apostólico, transparência, padronização (Logotipo, cores, hinário, etc);

4)    As APAC´s deverão realizar semanalmente as reuniões administrativas (presidente e/ou vice, funcionários e voluntários encarregados de setores);

5)    A Assembléia Extraordinária da FBAC deliberou sobre diversos assuntos importantes:

a.    Alterações do Estatuto Social das APAC´s. As filiadas deverão convocar, com urgência, suas assembléias para procederem às devidas alterações em seus estatutos.

b.    A APAC de Itaúna foi escolhida para sediar o VII Congresso Nacional das APAC´s a ser realizado nos dias 19,20, 21 e 22 de julho de 2012, oportunidade em que estaremos celebrando 40 anos de fundação.

 

6)    Destaque para a participação de representantes das APAC’s de Pedreiras – MA, Macau – RN e Cachoeiro do Itapemirim – ES (com 07 representantes);

 

7)    Lamentavelmente, 04 APAC´s não se fizeram presentes (Sete Lagoas,  Uberlândia, Canápolis  e Arcos).

 

SÓ PARA RELEMBRAR:

 

“AS APAC´s precisam ter planejamento estratégico – Plano de Metas. Mas não adianta só uma APAC ter planejamento – somos uma rede. Temos que trabalhar de maneira articulada, participativa, democrática e transparente”. (Teo)

 

“A própria instituição cava o abismo e fecha as portas quando os seus dirigentes não têm plano de sucessão”. (Teo)

 

“O desafio é: gerenciar uma APAC sem perder o espírito de APAC, pois afinal, a APAC não é uma empresa”. (Teo)

 

“Fortalecendo a sua APAC, iremos fortalecer todas as demais APAC´s e possibilitaremos a expansão de novas unidades”. (Teo)

 

“Responsabilidade no 3º setor (que é o nosso) é prestar contas com transparência” . (Teo)

 

“Os recuperandos não são clientes, pois, os clientes só têm direitos. Os recuperandos são cidadãos, com direitos e deveres”. (Teo)

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9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs