Entre os dias (08/06 a 14/06) a FBAC recebeu uma delegação de visitantes dos Estados Unidos para visitas nas APACs de Itaúna/MG e São João Del Rei/MG.

A comitiva foi formada por 4 pessoas, representando a AVSI – USA (Associação de Voluntários para o Serviço Internacional) e a instituição My Father’s House, os representantes foram acompanhados pelo Analista de Relações Internacionais, Dênio Marx.

A AVSI tem sido um dos principais parceiros da FBAC e APACs nos últimos 10 anos, com vários projetos em colaboração para difusão e expansão do Método no Brasil e no exterior.

Desde o ano passado a FBAC está trabalhando com o Diretor da My Father’s House, Jim Blum, para a adaptação do método APAC e implementação parcial nas casas de reentrada em Denver nos Estados Unidos.  São 3 casas com cerca de 15 homens que cumprem medida de semiliberdade após o cumprimento de pena de prisão em regime fechado nas prisões do país.

Após tomarem conhecimento da experiência das APACs no Brasil, a My Father’s house e a AVSI-USA se uniram à FBAC para encontros periódicos quinzenais de formação, capacitação e troca de experiências.

A ideia é que brevemente a FBAC conheça in loco a experiência da instituição norte americana. Diversos materiais sobre o método APAC já estão sendo preparados e traduzidos para auxiliar nos processos de implementação do Método.

Durante uma semana os participantes da delegação tiveram uma imersão no Método para conhecerem mais profundamente a sua aplicação e prática. Durante as visitas todos fizeram muitas perguntas e ficaram muito impressionados com o que viram.

Segundo Alberto Desa, representante das duas instituições: “Eu já tinha visto os vídeos e o documentário e vi que a realidade é igual ao que foi mostrado, mas nada se compara ao vivenciar esta experiência”.

Kathie se emocionou muito na APAC feminina de São João Del Rei: “Aqui eu não só vejo que existe mais humanidade, o grande diferencial é o amor, isso não se encontra em outros lugares”.

Segundo o Analista de Relações Internacionais, Dênio Marx “ Experiências como esta enriquecem muito nosso trabalho, nos ajuda a entender contextos diferentes do nosso. A visita foi muito importante para estreitar os laços com as entidades envolvidas. Os encontros por sua vez foram imprescindíveis para começarmos a criar estratégias e um passo a passo para a adaptação e transferência metodológica para os Estados Unidos.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs