Os dias 27 e 28 de novembro foram escolhidos para que a diocese de São  João del – Rei pudesse acolher de uma forma calorosa a Cruz da JMJ e o ícone de Nossa Senhora. Nem o mau tempo, frio e chuvoso foram capazes de segurar nossos jovens em casa. Os eventos começaram no dia 27 as 08:00h na avenida central da cidade e transcorreu durante todo o dia com shows, pregações e exposições de estandes dos movimentos e pastorais juvenis.

Por volta das 22:00h  os símbolos chegaram na quadra onde estava acontecendo o show musical do deputado federal e missionário da Canção Nova Eros Biondini. Logo após a cruz e o ícone de Nossa Senhora foram rumo ao Santuário do Senhor Bom Jesus onde mais de 2000 jovens já aguardavam o início da santa missa que foi abrilhantada com o grande coral dos jovens do Movimento de Emaús e presidida pelo pároco Padre Bittar. Durante toda a madrugada houve vigília e adoração.

No dia 28 da visita da cruz e do ícone de Nossa Senhora começou cedo em São João Del Rei. Uma Via-Sacra de aproximadamente cinco horas e meia percorreu as ruas da bela cidade histórica, que teve os primeiros sinais de ocupação no ano de 1704. Os diversos grupos e movimentos que compõem a diocese foram se alternando para carregar a cruz de 3,80 metros de altura.

As vielas estreitas e íngremes nos recordavam o caminho do Calvário. Por meio de canções e uma breve reflexão, a sétima estação aconteceu na APAC e foi direcionada especificamente para os jovens encarcerados. Devemos ser os “Simãos Cirineus” que ajudam a cada um desses jovens a carregar suas cruzes pesadas da falta de liberdade, dos vícios, carência e falta de amor próprio. Momento de forte comoção dos presentes quando os recuperandos foram convidados pelo Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart a carregarem a Cruz da JMJ até a próxima estação da Via Sacra. A Via-Dolorosa teve seu cume no alto do Senhor do Monte, de onde é possível avistar a beleza da cidade.

“É pela cruz que tomamos conhecimento do processo de redenção do homem. O Filho de Deus fez a opção de tornar-se pequeno por amor”. (Dom Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano de São João del – Rei/MG)

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs