Alunos do período integral de seis a 14 anos da Escola Estadual Geralda Carvalho de Souza, no bairro Ipê Amarelo, vivenciaram uma manhã inesquecível ao assistirem as apresentações do coral e o testemunho de um dos recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC de Frutal. Em alguns momentos do relato do recuperando do regime fechado Rodrigo Silva adultos e crianças se emocionaram com a história de vida do rapaz que falou sobre como é a rotina de uma cadeia, as conseqüências de um crime e a importância dos estudos e da família.

A coordenadora da educação integral Gláucia Menezes conta que por ser também professora na APAC surgiu então a ideia de levar os recuperandos até a escola Geralda como forma de mostrar às crianças e os adolescentes que quando se deseja é possível mudar de vida para melhor. “O professor falar é uma coisa, mas o aluno ver o exemplo como foi aqui hoje é fundamental”, observa.

A vice-diretora Adalgiza Andrade se emocionou ao falar do projeto de recuperação da APAC e ao rever alguns dos jovens recuperandos que foram alunos da escola Geralda Carvalho. Ela disse que também ficou encantada com a apresentação do coral. “É muito bonito esse trabalho de resgate do indivíduo por parte da APAC”, elogia a educadora.

De acordo com a diretora da APAC, Paula Queiroz, levar os alunos até a sociedade sempre foi um anseio da Associação. Ela considera de importante  que as crianças e os adolescentes aprendam desde cedo sobre os riscos e os males causados pela dependência química que na maioria das vezes arrastam jovens para a prisão ou para a morte. Paula agradeceu o convite feito pela escola e disse que essa oportunidade ajuda também o recuperando que será olhado no futuro como exemplo de transformação. 

(Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa APAC Frutal) 

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs