No início do mês de fevereiro, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Salinas, no norte de Minas Gerais, firmou um Termo de Fomento com a prefeitura municipal para que 06 recuperandos do regime fechado trabalhem na realização de diversos serviços externos no município, como a poda de árvores, capina, manutenção em praças e prédios públicos, operação tapa buracos, dentre outros. 

Segundo o Encarregado de Disciplina e Segurança, Wesley Oliveira Santos, os recuperandos inseridos no termo de fomento, não apenas amenizam os efeitos do encarceramento, mas também capacitam e profissionalizam essas pessoas, promovendo novas chances de reintegração na sociedade e no mercado de trabalho. Em conformidade com a metodologia apaqueana, a parceria também contribui com o resgate da autoestima, bem como da autoimagem perante a sociedade salinense. 

O Termo de Fomento nº 001/2023 foi firmado com a Prefeitura Municipal de Salinas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social – FUMAS. Os serviços são estabelecidos aos recuperandos variam de acordo com a demanda da administração pública municipal. 

O Prefeito Municipal de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias – Kinca Dias, ressaltou o ganho para toda sociedade quando um recuperando encerra seu regime na APAC e saí de lá ressocializado. “Eu já conheço o trabalho realizado pela APAC e sou admirador desse sistema. É um meio alternativo e mais humanizado de cumprimento de pena, que visa à recuperação e redução dos índices de reincidência. Portanto, quem ganha é toda a sociedade salinense”.

“Agradecemos ao Chefe do Executivo Municipal de Salinas por esse termo de fomento que faz parte dos 12 elementos fundamentais para a ressocialização dos condenados, que é o trabalho”, comentou o Diretor Presidente da APAC Salinas, Caetano Eustáquio Diogo, ressaltando que “todo homem é maior que seu erro”.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs