A APAC Nova Lima – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – completa o décimo aniversário da inauguração de seu centro de ressocialização comemorando a reintegração social de mais de 90% dos recuperandos que passaram pela instituição nesse período. Ao contrário do sistema prisional comum, onde mais de 80% dos presos voltam à vida do crime, na metodologia APAC e, em especial na APAC Nova Lima, este número não alcança os 8%.
O décimo aniversário da APAC Nova Lima foi marcado por uma solenidade em sua sede, com a presença de autoridades e voluntários, um show de música gospel e eventos religiosos, um almoço especial com as famílias dos recuperandos e a abertura de uma exposição dos trabalhos dos recuperandos feitos na laborterapia do regime fechado. O Coral da APAC participou desses eventos, se destacando pela qualidade reconhecida e aplaudida por todos os que assistem suas apresentações.
A solenidade comemorativa reuniu personalidades que fazem parte da história de sucesso da APAC Nova Lima, como o desembargador Joaquim Alves de Andrade, grande incentivador e um dos idealizadores do Programa Novos Rumos da Execução Penal do Tribunal de Justiça, o juiz Luiz Carlos Rezende, atual coordenador do programa, o deputado federal Vitor Penido, que, quando prefeito de Nova Lima, assumiu a instalação da APAC e a construção de sua sede, voluntários e pioneiros que ajudaram a construir o legado da APAC, homenageados com uma linda tapeçaria confeccionada nos teares da laborterapia. Todos foram recepcionados pelo juiz de Nova Lima, Juarez Morais de Azevedo, grande responsável pela implantação da instituição na comarca, a presidente da APAC e também pioneira Sandra Tibo e o psicanalista Johannes (Renato) Dousi, responsável pela área de psicologia da APAC.
Também compareceram a vice-prefeita de Nova Lima, Fátima Aguiar, representando o prefeito Cássio Magnani Filho, o tenente Bruno Braga, representando a Polícia Militar, dirigentes e voluntários de outras APACs e da FBAC e diversas autoridades e colaboradores.
Na terça-feira (02/07) foi aberta no hall da prefeitura a exposição e venda dos trabalhos de laborterapia realizados pelos recuperandos do regime fechado, que também aceitará encomendas. O coral da APAC abrilhantou todas as solenidades e os recuperandos tiveram papel de destaque, mostrando o êxito da proposta de ressocialização da APAC Nova Lima.

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs