A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) Juvenil de Frutal, referência no modelo prisional humanizado para pessoas menores de idade, está prestes a ganhar destaque em três importantes meios de comunicação da França. As renomadas revistas L’Actu e Reforme, juntamente com a respeitada Rádio França Internacional, enviaram as jornalistas e correspondentes internacionais Apolline Guillerot-Malick e Sarah Cozzolino para explorar de perto o funcionamento deste notável projeto socioeducativo.

Durante os dias 18 e 19 de janeiro, as jornalistas ficaram imersas na rotina da APAC Juvenil de Frutal, entrevistando diretores, colaboradores e, especialmente, os educandos que participam desse modelo inovador. O objetivo é destacar a eficácia e a singularidade do método APAC, um modelo que há anos tem atraído atenção global.

Apolline Guillerot-Malick compartilhou sua perspectiva sobre a escolha de Frutal para a cobertura. “Escolhemos Frutal, pela experiência em ser a primeira APAC Juvenil do mundo.”, afirmou. A cidade mineira tornou-se um exemplo pela aplicação bem-sucedida do modelo socioeducativo, despertando interesse em jornalistas internacionais.

Sarah Cozzolino destacou o contraste entre a realidade prisional brasileira, com a terceira maior população carcerária do mundo, e a abordagem humanizada da APAC. “O método APAC chama a atenção internacional, especialmente em um país com um grande número de pessoas vivendo em condições precárias nas prisões convencionais.”, explicou

Paula Queiroz, gerente-geral da APAC, expressou a importância de abrir as portas para a imprensa. “É muito importante recebermos os jornalistas nas nossas APACs, para que eles possam vivenciar esse modelo de aplicação de pena humanizado, sem armas e com baixo índice de reincidência.’, ressaltou.

O trabalho jornalístico resultante será publicado em artigos nas revistas francesas L’Actu e Reforme, além de ser apresentado em um programa da Rádio França Internacional. A iniciativa destaca não apenas o sucesso local da APAC Juvenil de Frutal, mas também reforça a crescente reputação global do Método APAC, como uma alternativa eficaz e humanizada para o sistema prisional e agora também para o sistema socioeducativo.

O reconhecimento internacional da APAC Juvenil de Frutal, não apenas destaca os bons resultados dessa unidade, mas representa um marco significativo para o Poder Judiciário e o sistema socioeducativo do estado. Sendo a primeira APAC Juvenil do mundo, Frutal assume a vanguarda e grande responsabilidade na missão de recuperar adolescentes em conflito com a lei por meio da consagrada metodologia apaqueana.

Este feito não apenas reforça a eficácia desta alternativa de modelo socioeducativo, mas também coloca o estado de Minas Gerais em uma posição de liderança no desenvolvimento de estratégias inovadoras para a reintegração de jovens infratores na sociedade. O sucesso da APAC Juvenil de Frutal se torna um farol de esperança, inspirando outras jurisdições a adotarem práticas mais humanizadas e eficazes no tratamento de jovens em conflito com a lei.

Ao atrair a atenção internacional, a APAC Juvenil de Frutal amplifica sua influência e compromisso, além de destacar a necessidade de repensar abordagens tradicionais em favor de métodos mais humanos e eficazes. A APAC Juvenil é uma iniciativa conjunta da sociedade, poder público e judiciário de Frutal e da FBAC com o apoio do sistema socioeducativo de Minas Gerais.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs