A APAC masculina de Visconde do Rio Branco promoveu, entre os dias 22 e 25 de agosto de 2023, o Curso de Conhecimento e Aperfeiçoamento do Método APAC para recuperandos, que contou com a assessoria da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

O curso teve um impacto profundamente positivo, conforme relatado por Bruno Bacelar, Inspetor de metodologia da FBAC, que esteve presente. Ele enfatizou que o curso se destacou por sua abordagem detalhada da metodologia APAC, que foi minuciosamente explicado, aos recuperandos, permitindo que compreendessem plenamente sua essência e significado. Isso levou a uma participação mais envolvida e a uma compreensão mais profunda; os recuperandos puderam relacionar a teoria à prática, transformando sua curiosidade em aprendizado real.

Um aspecto notável destacado por Bruno, foi a gratidão demonstrada pelos recuperandos. À medida que o curso se aproximava do fim, diversos deles se aproximavam individualmente, para expressar seu apreço e o desejo de implementar as lições aprendidas em suas vidas e famílias. Essa demonstração de compromisso e mudança de atitude, deixou em Bruno, um sentimento de realização profundo, validando a importância do trabalho árduo e dedicado, realizado pela FBAC e APACs para a realização deste evento.

Bacelar enfatizou que o feedback positivo que recebeu dos recuperandos e de outros participantes é uma fonte de grande motivação. Esse reconhecimento confirma que o objetivo fundamental de tocar o coração dos recuperandos foi alcançado: “Apesar dos desafios pessoais enfrentados durante as viagens e o tempo longe da família, o retorno positivo, funciona como um combustível para continuar o trabalho vital que a FBAC realiza.”

Bruno também compartilhou sua perspectiva de que ele aprende tanto quanto ensina em cursos como este. Realizando sua função na FBAC, ele percebe que o desenvolvimento contínuo é essencial, pois é o que permite que os instrutores se aprimorem, abordando tópicos de maneiras que ressoem mais eficazmente e alcance os recuperandos. 

Além dos recuperandos, este curso contou com a participação de funcionários, voluntários, autoridades, poder judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. A presença maciça de voluntários e apoiadores externos demonstra a importância da sociedade no processo de reabilitação dos condenados. Isso ajuda aos recuperandos, compreenderem que não estão sozinhos nesta jornada e que a sociedade valoriza e apoia seus esforços de recuperação.

A FBAC agradece a todos os envolvidos neste curso por seu compromisso e dedicação à missão de transformar vidas e contribuir para a expansão das APACs. Esses esforços são um testemunho da capacidade de mudança e da esperança que a FBAC e suas filiadas trazem às vidas daqueles que buscam redenção e transformação. Continuaremos trabalhando juntos para construir um sistema de justiça mais humano e eficaz. Estamos juntos!

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs