No sábado, 12 de março, às 14 horas, aconteceu no Plenário Oswaldo Frossard, sede da Câmara de Manhumirim na Zona da Mata, a abertura do Curso de Formação de Voluntários da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). Compondo a mesa de honra que comandou a abertura, a Presidente da APAC, Renata Elisa Portes, o Juiz de Execuções Penais da Comarca, Daniel da Silva Ulhoa, o Prefeito Ronaldo Lopes Correa e o Presidente da Câmara, Hélio Marcos Mendonça. Além de outros membros da diretoria da APAC, também participaram o Vice-Presidente da Câmara Rodrigo Soares, a Secretária, Vereadora Ana Paula Destro, os vereadores Jésus Aguiar, Júlio Horst e Emily Bracks, Secretário de Promoção Social José Weber Pereira, representantes da Maçonaria, do Rotary e pessoas de vários segmentos sociais.

Inscrições já estão esgotadas e local do curso mudou

O plenário da Câmara ficou pequeno para tantos inscritos, 145 pessoas que lotaram a assistência e que vão aprender sobre voluntariado, liderança e gestão de organizações, muitos deles universitários. Por isto as próximas aulas serão no auditório do Cartório Eleitoral do município. Após este dia, mais 15 inscrições foram feitas, somando 160 e a APAC precisou encerrar as inscrições.

O curso está acontecendo simultaneamente em todas as APACs de Minas Gerais, com data para terminar no dia 25 de junho, com aulas todos os sábados, das 14h às 17 h. A APAC faz parte do Projeto Novos Rumos na Execução Penal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e trabalha pela recuperação e reinserção social dos detentos.

Aula de abertura teve momentos de emoção

Orações para o êxito do curso e pelos detentos e suas famílias foram feitas logo no início por Paulo Celestino, membro da Renovação Carismática, e os discursos das autoridades foram no sentido de sensibilizar as pessoas ainda mais para a importância de recuperar aqueles que por motivos diferenciados cometeram algum delito, mas são pessoas que podem aprender um novo caminho, trazendo menos sofrimento às suas famílias. Eles lembraram, também, que após cumprirem suas penas, os presos voltam ao convívio social, e precisam estar preparados para uma nova etapa de vida. Renata falou aos inscritos, agradeceu pelo apoio e pelas inscrições e reforçou a importância do curso. “Após tanto tempo de luta, agora tenho certeza de que Manhumirim entendeu e abraçou a causa da APAC e peço a vocês que não desistam, que continuem no curso até o final”, disse Renata emocionada.

Construção do Centro é um sonho próximo de ser realizado

Manhumirim já tem data para receber verba para construção de seu Centro de Reintegração Social, marcada para o final de julho. Pelo número de inscritos e pelo apoio que tem recebido dos poderes públicos municipais representados na abertura do curso -Judiciário, Legislativo e Executivo- o município provou que quer o trabalho da associação. E o apoio da sociedade civil organizada é de extrema importância, pois a APAC trabalha com grande ajuda de voluntários. Por isto a importância do curso.

{jcomments on}

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs