A Apac Macau iniciou ontem, 20, a laborterapia ligada à produção de vassouras produzidas com material reciclado, garrafas pet. Um recuperando da Comarca de Parelhas está na Apac Macau, ensinando os recuperandos a produzir as vassouras. Estimular aptidões, mantendo o corpo e a mente dos recuperando ocupados constitui um importante passo na recuperação. A Apac Macau possui hoje 5 recuperandos no regime fechado, e a previsão é, até o final do ano, chegar aos 20.

O Tribunal de Justiça e o Ministério Público Estadual fomentam a importante iniciativa da comunidade de Macau, e acreditam ser essa uma das saídas para o caótico sistema prisional brasileiro, que apresenta índices de reincidência superiores a 85%, consumindo em média 10% do PIB nacional, segundo dados da CPI do Sistema Carcerário realizada pelo Congresso Nacional.

Laborterapia

A Laborterapia, também denominada terapia através do trabalho constitui um dos pilares do método APAC, que vem sendo aplicado pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Macau, entidades sem fins lucrativos, que trabalha para a recuperação daqueles que cometeram ilícitos penais.

É fundamental para o recuperando descobrir que é capaz de fazer, e no ato de fazer, descobrir que muitas vezes são detentores de aptidões até então desconhecidas. Através desses estímulos que o recuperando desperta para a importância do trabalho, tornando este, parte de sua vida.

 

{jcomments on}

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs