A APAC de Lagoa da Prata realizou, nos dias 2, 3, 4 e 5 de setembro, a sua 1ª Jornada de Libertação com Cristo. 98 jornadeiros, sendo 76 de Lagoa da Prata, 10 da APAC de Frutal, 4 da APAC de Santa Bárbara, 4 da APAC de São João Del Rei, 2 da APAC de Perdões e 2 da APAC de Arcos, participaram do evento.

As atividades foram iniciadas com o pronunciamento do Juiz da Comarca, Dr. Marcelo Augusto Lucas Pereira. O primeiro dia de jornada contou também com a ilustre presença do Procurador de Justiça Dr. Tomáz de Aquino, natural de Lagoa da Prata, que ministrou a palestra “O Mundo Em Que Vivemos”.

“O único medo que tenho nessa vida, é o medo de perder a capacidade de amar”. Foi com essa belíssima frase que Vera, voluntária da APAC de Itaúna, encerrou sua reflexão sobre o sentido da vida. Vera mais uma vez nos emocionou com seu testemunho de luta e superação e seu entusiasmo. O tema “Santo Agostinho em Nosso Tempo” foi abordado com grande propriedade pelo Desembargador Dr. Joaquim Alves de Andrade. Mas o grande destaque do dia foi a homenagem à Presidente da APAC de Lagoa da Prata, Ângela Costa, aniversariante do dia. Ovacionada por todos os presentes, não conseguiu conter seu choro emocionado. Ângela é sem sombra de dúvidas, uma pessoa especial. Pe. Tiago encerrou o dia com o tema “Reconciliação”.

“Onde está você?” Ao Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos, ex-juiz da Comarca de Lagoa da Prata e Coordenador do Projeto Novos Rumos do TJMG, foi confiada a missão de conduzir essa profunda reflexão, abrindo o terceiro dia de Jornada. Na sequência, tivemos a felicidade de ouvir três belos testemunhos dos companheiros Edson, Paulo e Everton, relacionados ao tema “Alcoolismo, Drogas e Prisão”. Encerrando o dia com chave de ouro, “A Força do Perdão”, conduzida pelo Diácono Hênio. Pudemos presenciar momentos fortes, de recuperandos se levantando e indo até a frente para pedir perdão a Deus, a seus familiares, às suas vítimas, e o mais impressionante, a seus inimigos.

Pastor Raimundo abre o último dia de Jornada com a meditação “O Olhar de Cristo”. Entrega de certificados, Celebração Eucarística e almoço. Está encerrada a 1ª Jornada de Libertação com Cristo da APAC de Lagoa da Prata. “Pude redescobrir o meu verdadeiro eu”, “Já vinha trabalhando o meu perdão, e através desta Jornada finalmente consegui perdoar”, “Assim que conquistar a liberdade, a primeira coisa que quero fazer é visitar o túmulo de meu pai, colocar flores e fazer uma oração, mesmo nunca o tendo conhecido em vida”, “Fiquei impressionado com a disponibilidade dos voluntários que ajudaram na Jornada”. Testemunhos como esses nos dão a certeza de que realmente ninguém é irrecuperável. De que todos são capazes de amar e perdoar. De que todos somos filhos do mesmo Pai.

{jcomments on}

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs