Curso de Formação de Voluntários para a APAC está sendo realizado em Ituiutaba

 

Realizou-se no período de 21 a 24 de julho do ano corrente, o Curso de formação de Voluntários da APAC de Ituiutaba. Na abertura foi apresentado o histórico de como nasceu a APAC e sua expansão, seguido de palestra com o tema “A importância da comunidade na APAC”, ministrado por Tomaz de Aquino Resende, presidente do Conselho Deliberativo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC e procurador de Justiça do Estado de Minas Gerais.
Dr. Tomaz Aquino informou aos presentes sobre o funcionamento e o sucesso da APAC, mostrando como é importante a participação de todos nesta questão da execução penal. “É necessário que todos estejam cientes de como é o método APAC, seus resultados, como é o sistema comum e integrar esse processo de forma adequada com o conhecimento de causa”, disse.
A APAC, segundo Dr. Tomaz Aquino, é a grande solução para a questão da execução penal e da diminuição da criminalidade. “É uma pena que não tenha evoluído mais, pois nos últimos 10 anos houve um crescimento fantástico, de 3 para 36 instituições em Minas Gerais, alcançando hoje 46 APACs no Brasil, mas mesmo assim, ainda é muito pouco, pois há 60 mil presos em Minas Gerais e somente cerca de 2.500 estão nas APAC”, afirmou.
O juiz da Vara Criminal, Precatória, Infância e Juventude, Marcos José Vedovotto disse que a importância desse curso é a mobilização da comunidade. “A APAC é uma ONG sem fins lucrativos e ela é da sociedade como um todo, por isso a decisão de fazer esse curso é muito importante, pois trará conhecimento as pessoas relacionadas a escolas, alunos, professores, proporcionando um suporte para que essas pessoas se tornem voluntárias na instituição”, ressaltou.
Dando continuidade ao curso, na quarta-feira, 22, deu-se início às aulas de conhecimento do método APAC, sendo estas ministradas pelo representante da FBAC, Rinaldo Cláudio Guimarães. No evento foram abordados questões de segurança, da Lei de Execuções Penais e dos 12 Elementos do Método APAC. O evento contou ainda com a colaboração dos advogados Pedro Vasconcelos e Leonardo Gonzaga que abordaram a questão dos direitos e deveres dos presos, mérito, progressão de regimes, distinção entre evasão, fuga e abandono. Também colaboraram como palestrantes o presidente da APAC, tenente Lúcio Paixão e a psicóloga da APAC, Mayara Carvalho que, respectivamente abordaram a inter-relação entre voluntários, recuperandos e autoridades, e a psicologia do preso.
O curso contou com a participação efetiva de 45 pessoas, de diversos segmentos da sociedade e que demonstraram compreender o chamado para a missão nesta obra cristã, chamada APAC.

Foto Oficial - Curso de Voluntários 2015

 

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs