Permitir que presidiários que vivem em regime fechado contem suas histórias sem a intermediação de um escritor, repórter, fotógrafo ou ilustrador é objetivo de um projeto apresentado nesta segunda para 19 internos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Itaúna, na região Central do Estado. Batizada de A Estrela, a iniciativa de uma agência de fotografia levará aos sentenciados, por duas semanas, um curso onde eles aprenderão a produzir vídeos, textos e fotografias a partir de narrativas construídas por eles mesmos. Todo o material será transformado em uma revista e em um site multimídia.
Para o coordenador do projeto e sócio da agência Nitro, Leo Drumond, o conteúdo resultante do curso poderá ajudar a mudar a maneira como a sociedade vê o ambiente da prisão. “O preconceito tem relação com a falta de informação. A ideia é que (o material) funcione como uma ponte entre quem está lá fora e aqui dentro”, disse.
O diretor da Apac de Itaúna, Orlando Gonçalves de Freitas, destacou o aspecto educacional da iniciativa. “Tudo aquilo que vem reforçar a educação do sentenciado é muito válido”, disse, ressaltando que o projeto pode despertar a criatividade dos internos. “Um curso diferente vai colaborar para desenvolver o espírito criativo e favorecer a formação profissional”, completou.
Já Drumond concorda que a iniciativa pode ajudar na capacitação mínima dos sentenciados. “A comunicação é cada vez mais necessária em todos os lugares, e é importante fornecer a primeira semente”, concluiu.
Mesmo no início, os coordenadores do projeto A Estrela já têm planos de expandir a iniciativa. “A ideia é que seja ampliado em 2015 para presídios comuns e também para egressos”, disse a jornalista Natália Martino, uma das organizadoras da iniciativa.
O projeto é inspirado em uma publicação de 1940 chamada “A Estrela”, que era feita na Penitenciária Central do Distrito Federal, que naquela época funcionava no Rio de Janeiro. A agência também realiza uma iniciativa semelhante em festivais de fotografia. Desde 2013, seis revistas já foram produzidas pelos participantes dos eventos.

Confira a matéria na íntegra clicando aqui.

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs