Promovido pela FBAC em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, foi realizado nos dias 23, 24 e 25 de agosto, o 2° Curso para Gerentes e Plantonistas das APACs, na APAC de Itaúna.

Com a participação de 79 cursistas, de 21 APACs (Alfenas, Santa Bárbara, Paracatu, Januária, Perdões, Itaúna, Viçosa, Campo Belo, Machado, Lagoa da Prata, Santa Maria do Suaçuí, Canápolis, Sete Lagoas, Leopoldina, Santa Luzia, Governador Valadares, Frutal, São João Del Rei, Cachoeiro do Itapemirim, Ituiutaba e Timóteo), o curso objetivou capacitar gerentes administrativos ou funcionário responsável pela área disciplinar e plantonistas, a estabelecerem bom relacionamento com os recuperandos e outros públicos, aprimorando os requisitos de disciplina e segurança, de forma a contribuir para um ambiente de ordem, pautado, entretanto, por princípios éticos de colaboração e de entusiasmo.

O primeiro dia de curso contou com a presença de Rosana Mont’Alverne Neto, servidora do TJMG, e do Juiz da Vara Criminal da Comarca de Itaúna e Presidente do Conselho Superior da FBAC, Dr. Paulo Antônio de Carvalho, que falaram sobre gestão de pessoas e ética e administração, respectivamente. Em seguida, os cursistas visitaram as instalações das APACs masculina e feminina. Encerrando o dia, o Diretor Executivo da FBAC Valdeci Antônio Ferreira falou sobre a pedagogia da presença.

Uma bela reflexão abriu o segundo dia. Os participantes foram levados a pensar em como estão espiritualmente; se realmente estão dispostos e preparados para serem exemplos de fé, entusiasmo e conduta para os recuperandos. “A APAC tem bases científicas, mas é uma questão de fé”, ressaltou Valdeci. Dando continuidade aos trabalhos, a equipe da FBAC abordou, de forma detalhada e bem explicativa, os aspectos práticos dos 12 Elementos do Método APAC. A parte da tarde foi dedicada ao Regulamento Disciplinar, Portarias e Manual do Plantonista. À noite, foi realizado um bingo nas dependências do Grêmio de Santanense, onde os participantes do curso puderam se divertir e confraternizar.

No terceiro e último dia do curso, foi exposta a realidade atual e a expansão das APACs. Encerrando, a equipe da FBAC passou várias orientações aos participantes. Os destaques do curso, segundo os cursistas foram: os palestrantes souberam abordar os temas com eficácia; foi tudo muito bem organizado, desde o acolhimento na chegada, boa alimentação; as palestras realizadas sempre seguindo o horário da programação; bons palestrantes, as dúvidas tiveram respostas imediatas; dedicação da equipe; muitos esclarecimentos a respeito das funções dos gerentes e plantonistas; dentre vários outros.

A FBAC agradece mais uma vez a todos aqueles que colaboraram para o êxito deste evento: Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Instituto de Pastoral da Juventude – Leste II, APAC de Itaúna, e principalmente aos cursistas, que com dedicação e empenho, fizeram deste, um grande sucesso.

 

{jcomments on}

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs