Na quarta-feira, 1º de março, a subsede da FBAC localizada no estado Maranhão, acompanhou uma comitiva composta por membros da Secretaria de Justiça do estado do Piauí – SEJUS – que realizou uma visita a APAC de Timon (MA). A visita foi mediada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária – SEAP e teve como objetivo conhecer mais a fundo os trabalhos realizados dentro do Centro de Reintegração Social (CRS) de Timon, visando uma possível implantação do método também no estado do Piauí. 

A comitiva foi composta por diversas autoridades membros da SEJUS do Piauí, sendo eles o Deputado Coronel Carlos Augusto – Secretário de Justiça, o Coronel Sousa Filho – Subsecretário, Reginaldo Moreira – Diretor de Administração Penitenciária, Geusélia Moura – Diretora de Humanização e Reintegração Social, Dr. Heitor Bezerra – Diretor Jurídico da SEJUS, Hildeth Evangelista – Defensora Pública do Estado e Dr. Leonardo – Assessor da Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí. 

Segundo Geusélia Moura- Diretora de Humanização e Reintegração Social, a visita foi de grande importância. “Uma coisa é ouvir falar e outra é conhecer de perto. Tudo que vimos e ouvimos em relação à APAC nos enche de esperança. Percebemos claramente que é uma quebra de paradigmas do sistema prisional. O princípio da humanização da pena e da ressocialização tem um significado totalmente diferenciado na metodologia APAC. Levamos essa ideia com muito carinho para o Piauí e acredito que em breve daremos um retorno para a população piauiense sobre a possível implementação de uma APAC,” finaliza.

A visita, acompanhada por Jailson Cruz – Inspetor de Metodologia da FBAC, Rafaela Drumond – Supervisora de Metodologia e Cogestão da SEAP, Aparecida Santos – Gerente-geral da APAC Timon e Dênis Luís – Encarregado de Segurança da APAC Timon, foi dividida em quatro momentos: primeiramente as equipes da SEJUS, FBAC E SEAP foram recepcionados pela equipe da APAC na sala da diretoria, de onde seguiram para uma visita de campo por todo o CRS.

Em seguida, reuniram-se no auditório do regime fechado onde realizaram uma reunião na qual a FBAC explicou como funciona o processo de implantação e a expansão do Método APAC no Maranhão. Após se reunirem na unidade, a comitiva se dirigiu às obras da nova APAC Timon, local próprio que está sendo construído com verbas federais, através de uma parceria com o SENAPPEN, pelo Projeto Ressocializa, para que as atividades  sejam transferidas, tendo em vista que a APAC Timon funciona atualmente em um local alugado.

O novo Secretário de Justiça do estado do Piauí, Coronel Carlos Augusto afirma que há expectativas para a implantação. “É uma alegria estar na APAC de Timon constatando uma experiência que tem dado certo no estado do Maranhão, como já deu certo em Minas Gerais e Brasil afora. Agora nós, que assumimos a Secretaria de Justiça do Piauí com muitos desafios, queremos sim levar esse modelo de gestão do sistema penitenciário para os reeducandos também do estado do Piauí”, afirma Carlos.

Durante a visita, o secretário também levantou dados e realizou contatos para entender como se dá a implantação de uma APAC, como funciona a transferência de recuperandos, trâmites legais e burocráticos acerca do convênio de manutenção, dentre outras questões imprescindíveis. Neste âmbito, a FBAC que já iniciou a prestação de auxílio em termos de implantação e a APAC Timon mostrou como é a rotina dentro das unidades, de maneira que a comitiva se familiarizasse com o método.

Ele também enfatiza a importância do método APAC: “tenho dito sempre que o trabalho e o estudo dentro do sistema prisional é algo que fortalece muito a possibilidade de reinserção deles na sociedade, de modo a devolver para as famílias pessoas melhores do que quando entraram no sistema, e o modelo da APAC é algo que nos encanta, os tem chamado atenção e pretendemos implantar no Piauí em breve.” 

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs