Pandemia, recessão econômica, crises políticas. Se nos atentarmos para o quadro geral, realmente foi mais um ano duro (seguindo a trilha de 2020), cheio de desafios, mas também tiveram vários motivos para celebrar e acender uma chama de esperança, afinal, até o momento, mais da metade da população mundial (56,6%) já recebeu, pelo menos, a primeira dose da vacina e as perspectivas são melhores para o ano de 2022. Por aqui também fizemos esse exercício de tirar da memória alguns dos fatos mais importantes para a FBAC em 2021 a fim de exercitarmos a gratidão e depositarmos um pouquinho de esperança no ano de 2022. Bem vindo a nossa retrospectiva.


Campanha “Humanizar a pena, Promover a vida”

A campanha, em parceria entre a FBAC e a AVSI Brasil,  aconteceu em 23 APACs de Minas Gerais e do Maranhão, nas quais os recuperandos (as) produziram cerca de 2 milhões de máscaras descartáveis (para o enfrentamento do COVID-19) e distribuíram nas comunidades do entorno das APACs, Secretarias de Saúde, asilos, órgãos públicos e instituições beneficentes, e aos próprios recuperandos (as), familiares e funcionários (as) das APACs.

A campanha tem sido um sucesso, pois, além de contribuir para a mitigação dos efeitos da pandemia, também foi finalista do prêmio Empreendedor Social do Ano 2020, promovido pela Folha de São Paulo.

Para mais informações acesse o link


Campanha “Alimentando a Esperança”


Mais uma parceria entre a FBAC e a AVSI Brasil, cofinanciada pela União Europeia, a campanha foi lançada no mês de setembro e envolveu 13 APACs de Minas Gerais, Paraná e Maranhão. Ao todo foram doadas cerca de 60 mil marmitas, produzidas por recuperandos (as) e voluntários das APACs, e distribuídas para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social no entorno das APACs.


Para mais informações acesse o link.


Lançamento do novo site da FBAC

O mês de setembro marcou o lançamento do novo site da FBAC. O portal tem uma proposta mais moderna, intuitiva e que oferece uma experiência de navegação mais agradável a seus visitantes.


Confira como ficou o novo site: fbac.org.br


Lançamento da plataforma de financiamento coletivo

A FBAC lançou em outubro uma plataforma de financiamento coletivo exclusiva para o financiamento das APACs. A ideia é que as unidades criem campanhas na nova plataforma e consigam levantar valores para o financiamento de pequenos projetos. A campanha piloto está sendo realizada pela APAC de Inhapim/MG e tem como objetivo levantar fundos para a reforma e pintura de seu prédio.

Para mais informações acesse o link.

 

Encontro dos ex-recuperandos (as) que trabalham nas APACs

O encontro foi realizado em outubro na APAC de Itaúna/MG, que reuniu 89 ex-recuperandos que trabalham em APACs, vindos de várias regiões de Minas Gerais e de outros estados do Brasil. O objetivo do evento foi reforçar a importância e papel dos ex-recuperandos dentro da metodologia APAC.

Para mais informações acesse o link.

 

Primeiro encontro de Assistentes Sociais

Em novembro foi realizada a primeira edição do encontro dos profissionais de assistência social que atuam nas APACs de todo o Brasil. O objetivo do encontro foi convidar os profissionais para um diálogo e intercâmbio de boas práticas entre a categoria, FBAC e a AVSI Brasil a fim de alinhar e aprimorar o trabalho nas unidades apaqueanas.

Para mais informações acesse o link.

 

Encontro dos Magistrados no TJMG

O encontro aconteceu no mês de outubro, no auditório do TJMG, em Belo Horizonte/MG. Participaram do evento magistrados que aplicam a metodologia em Minas Gerais, representantes de importantes órgãos, como: DEPEN, CNMP, CNJ, além de representantes de outros estados brasileiros que já aplicam o Método.

O objetivo do evento foi discutir, alinhar e aprimorar a metodologia na perspectiva do Poder Judiciário, por meio da partilha de experiências positivas e negativas na implantação e consolidação de APACs.

Para mais informações acesse o link.


Lançamento do Programa Caminhos do Cuidado em Busca da Sobriedade – CCBS

Após um longo processo para sua elaboração, a FBAC lançou oficialmente o Programa Caminhos do Cuidado, na APAC masculina de Santa Luzia/MG, reunindo funcionários e voluntários de APACs de várias partes de Minas Gerais e do Brasil. 

O objetivo do programa é ajudar, ao longo das 9 sessões, os recuperandos (as) a superar a dependência química ou alcoólica a fim de que possam efetivamente reintegrar-se à sociedade.

Para mais informações acesse o link.

Encontro dos presidentes das APACs

A edição de 2021 foi realizada em dezembro, na cidade de Itaúna/MG. Compareceram ao evento os presidentes de 54 APACs de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Maranhão e Rondônia. Além de celebrarem o retorno das reuniões presenciais, o evento teve como objetivo apresentar aos participantes os avanços do universo apaqueano, compartilhar experiências e boas práticas, assim como ferramentas tecnológicas para otimizar o trabalho.

Para mais informações acesse o link.

 

Muito Obrigado!!! 

Estes são apenas alguns exemplos dos vários avanços que a FBAC e APACs experimentaram em 2021, para além disso, tivemos outros tantos eventos, inaugurações (7 novas APACs em 2021) e diversos encontros que produzirão mais frutos já em 2022. Para finalizar, fica nosso agradecimento por acompanhar e/ou apoiar nossa causa. Fica também  nossos votos de feliz ano novo a cada um de vocês.

#estamosJuntos

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs