A APAC de Conceição das Alagoas/MG, a Prefeitura Municipal e o Poder Judiciário firmaram parceria para que os recuperandos trabalhem na realização de diversos serviços externos no município, como a reparação de prédios públicos, instalação de bancos em praças do município, pinturas em escolas municipais, na APAE, serviços de jardinagem, limpeza de vias públicas, entre outros. 

O trabalho tem sido exercido sob a supervisão da servidora municipal, Srª. Maria Abadia Côbo, que faz parte da Diretoria Executiva da APAC de Conceição das Alagoas/MG, e conforme orientações do Serviço de Segurança do Centro de Reintegração Social (CRS). A iniciativa, que é aprovada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e pelo Ministério Público, vem ganhando cada vez mais força neste e em outros municípios. 

Segundo a prefeita de Conceição das Alagoas, Ivania Reis, a parceria com a APAC carrega um grande significado:

“A APAC é uma grande conquista para o nosso município. Ela é uma instituição que veio para quebrar preconceitos, principalmente daqueles que acham que uma vida humana não pode ter uma segunda chance. Além de promover a recuperação das pessoas, a parceria Prefeitura/APAC gera um trabalho social importante, de mão dupla, pois assim como auxiliamos os recuperandos, eles também nos ajudam na manutenção de serviços. Isso cria oportunidades para a reinserção deles na sociedade e no mercado de trabalho. E estamos muito satisfeitos e esperamos que essa parceria se firme por muitos anos, crescendo cada vez mais.” 

A parceria, à luz da metodologia apaqueana, também contribui para o resgate da autoestima e autoimagem dos recuperandos:

 “Está sendo uma oportunidade para estar mais perto da sociedade. As pessoas nos cumprimentam e nos enxergam com outros olhos e não como um preso. E não só a sociedade, até mesmo a justiça. Quando estávamos no sistema penitenciário comum, as pessoas olhavam para nós como bandidos. Hoje a gente vai, a gente volta ao trabalho com a dignidade humana 100% resgatada, bem como a autoestima. A gente vê que a vida da gente tem importância, estamos sendo reconhecidos pelo trabalho, não só no fundo de uma grade. A gente sente muita gratidão “, conta o recuperando R.B. da APAC de Conceição das Alagoas/MG.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs