Desenvolvido pela Supervisão da Metodologia APAC e Cogestão no Maranhão (SMA/SEAP), o projeto “O Fomento da Metodologia APAC no Maranhão pelo Poder Executivo” conquistou o 3º lugar no Prêmio Boas Práticas 2024 – Segurança Pública, na categoria Integração e Cooperação, promovido pelo Consórcio Brasil Central. É a primeira vez que a SEAP do Maranhão é reconhecida nacionalmente com um prêmio pelo seu trabalho de apoio às APACs.
O projeto premiado abordou o custeio feito pelo Estado do Maranhão, por meio da SEAP, das 8 APACs do Estado, destacando a importância do investimento público em um sistema que torna mais efetiva a ressocialização humanizada dos condenados, por meio de uma gestão compartilhada entre a SEAP, as APACs e a FBAC.
De acordo com Rosália, supervisora que inscreveu o projeto, “esse reconhecimento é muito importante, pois nos permite divulgar que é possível investir em uma alternativa de custódia que recupera o ser humano. É um demonstrativo de que o Poder Executivo pode ser atuante no fomento de uma metodologia que se tornou um importante instrumento para a segurança pública. Destarte, o prêmio não representa apenas um ganho para o Estado, mas contribui para o fortalecimento da metodologia APAC”, finaliza.
Composto pelo Distrito Federal e os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) é e tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região, de forma integrada e por meio da cooperação entre as Unidades Federativas para assim tornar a região ainda mais competitiva.
Comments are closed