Em sua segunda edição, a campanha Natal Especial nas APACs envolve a comunidade forense e voluntários, nas 31 comarcas de Minas, onde funcionam as Associações de Proteção aos Condenados (APACs). A iniciativa é do Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça (TJMG), em parceria com o Núcleo do Servidor Solidário, grupo com sede na comarca de Belo Horizonte.

“No ano passado, acompanhei a entrega dos presentes na APAC de Pouso Alegre”, conta a coordenadora do Novos Rumos, desembargadora Jane Ribeiro Silva. “Foi uma experiência encantadora. A alegria das crianças, a satisfação das famílias e o empenho dos servidores, dos magistrados e da comunidade, tudo isso teve seu brilho, fazendo com que a campanha realmente tivesse um tom especial.”

O objetivo da campanha é levar às famílias dos recuperandos um pouco da solidariedade que invade a maioria das pessoas na época do Natal, ressalta a desembargadora Jane Silva. Ela acredita que as pessoas que frequentam os fóruns, qualquer que seja a função, têm oportunidade de proporcionar alegria às crianças. “Se cada pessoa ajudar um pouco, doando dois ou três presentes, todas as crianças poderão comemorar o Natal de maneira diferente.”

A campanha destina-se a crianças de até 12 anos e segue o sistema de apadrinhamento. O “padrinho” ou “madrinha” providencia um kit que contenha, no mínimo, uma roupa, um calçado e um brinquedo e o entrega no fórum. Na primeira quinzena de dezembro, cada APAC vai preparar sua festa de Natal, quando serão entregues os presentes.

Para o coordenador executivo do Programa Novos Rumos, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, “na preparação desse evento, entram a criatividade e as possibilidades de cada APAC. É uma celebração com show, música, Papai Noel e principalmente confraternização, para tornar o Natal um momento de integração dos recuperandos, de suas famílias e da comunidade apaqueana. Em 2010, cerca de 1.300 crianças foram beneficiadas com a campanha. Que neste ano possamos repetir o sucesso do ano passado”.

 

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs