A APAC de Imperatriz/MA, recebeu nos dias 11,12 e 13 de abril os representantes das APACs de Viana e São Luiz para o Curso de formação para monitores do Programa Caminhos do Cuidado em Busca da Sobriedade – CCBS.

Foram três dias intensivos de treinamento em que foram exercitadas as nove sessões do programa e debatidas as dúvidas de cada uma delas. 

O Encarregado Administrativo da APAC, Marcílio Cortez, que também participou do curso, relata sua experiência nesses três dias: 

“Esse curso que agora será aplicado à todos os recuperandos da APAC de Imperatriz só reafirma nosso compromisso com o Método APAC, que será sempre trabalhar o resgate da pessoa privada de liberdade, seja do mundo das drogas ou do seu delito que o levou a estar preso.”

Janielle Mota, que é a enfermeira responsável pela saúde, na APAC, sobre sua experiência pessoal com as sessões neste curso, diz que: “Esse curso nos fez abrir os olhos sobre o conceito de sobriedade, que vai além do uso do álcool e drogas, mas se refere também a tudo que te domina”.

A presidente da APAC, Kelma Sales, que fez questão de se fazer presente, resume que:

“O CCBS é mais uma ferramenta que a APAC possui em suas mãos para junto com a metodologia apoiar e incentivar a mudança de vida dos nossos recuperandos!”

Participaram do evento oito recuperandos que vivenciaram cada uma das sessões. O recuperando Leonilson a respeito de tudo que viveu no programa, nesses três dias de curso considera que: “O curso foi, pra mim, a porta da mudança”.

Marcelo Moutinho, coordenador do Programa Caminhos do Cuidado, entende que o curso foi um sucesso e ocorreu tudo como planejado, graças a competente atuação da equipe da APAC de Imperatriz, o apoio incondicional da equipe da FBAC no Maranhão, a disponibilidade dos colaboradores das APACs de São Luís e de Viana e a generosidade e participação dos recuperandos e seus familiares. 

Com esse evento, treze novos monitores foram habilitados para aplicar o programa CCBS, totalizando agora 24 monitores no estado do Maranhão. Uma média de 3 monitores por APAC.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs