O Programa “Caminhos da Promessa” foi idealizado pela Prison Fellowship International – PFI, órgão consultivo da ONU para assuntos penitenciários presente em mais de 115 países à qual a FBAC é filiada desde 1989, e é implementado no Brasil pela FBAC.

Escolhida para realizar o programa piloto, a FBAC planeja atender os filhos e filhas dos recuperandos e recuperandas gradualmente, iniciando em 19 APACs do Estado de Minas Gerais com a doação de uniformes, kit de materiais escolares, entre outros. No total, o projeto piloto tem estimativa de duração de 3 anos, sendo a capacidade de atendimento aumentada a cada ano, sendo: primeiro ano ➔ 750 crianças; segundo ano ➔ 1.000 crianças; e terceiro ano ➔ 1.500 crianças.

Um estudo demonstrou que grande parte das crianças que possuem pais ou mães encarcerados além de sofrerem com o preconceito, também são carentes. Um dos fatores de exclusão dessas crianças é a falta de condições para aquisição de materiais escolares.

A FBAC acredita que esse projeto será um grande incentivo aos filhos e filhas dos (as) recuperandos (as) a iniciar/continuar seus estudos, preparando as bases para um futuro promissor.

Depoimentos de crianças familiares das recuperandas, e pessoas envolvidas no projeto:
“O projeto é de fundamental importância para família. Eu como tutora do filho da recuperanda, não tenho nenhuma ajuda por parte dos familiares paternos da criança, como sou sozinha acabo tendo muitas despesas tanto com ela, quanto com a criança. O projeto nos ajudou muito neste sentido, foi uma despesa a menos” diz Melissa Castro irmã da recuperanda Maria Vitória Assis Castro.
“o projeto é uma ação de extrema importância para as recuperandas e suas famílias. Durante o cotidiano profissional nos deparamos com muitas questões de vulnerabilidade econômica das famílias, o que reflete diretamente na vida das crianças e adolescentes em fase escolar. Se há a falta de um material escolar e/ou uniforme, o aluno acaba se sentindo desmotivado a ir a escola, vejo o projeto como uma forma de romper com o ciclo da marginalização que estaria exposta fora do ambiente escolar, a educação é a saída para uma perspectiva de mudança na realidade social desta criança.” diz Gabriela Moreira assistente social da APAC.
“A APAC nos ajudou muito com este projeto, nossa família tinha algumas dificuldades em comprar os materiais para três crianças, chegou em uma boa hora.” Diz Sueli mãe da recuperanda Sayara da Costa Sales.
“O uniforme é símbolo de esperança para a criança que quer frequentar a escola. Ter um projeto que oferece material escolar e uniformes foi um grande estimulo para o filho da recuperanda” diz Shalimar prima da recuperanda Aline Firmo

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9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs