Acompanhados da Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Terceiro Setor do Ministério Público de Minas Gerais, Dra. Valma Leite da Cunha, e do Procurador de Justiça e Presidente do Conselho Deliberativo da FBAC, Dr. Tomáz de Aquino Resende, os 30 novos Promotores de Justiça do Estado de Minas Gerais conheceram a APAC de Itaúna no dia 27 de março. Os visitantes foram recebidos pelo Diretor Executivo da FBAC Valdeci Antônio Ferreira, Pelo Juiz de Direito e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da FBAC, Dr. Paulo Antônio de Carvalho, pelo Promotor de Justiça da Comarca de Itaúna, Dr. Renato Boechat, e pela Presidente da APAC, Lidia Souza Vilela. 

O Diretor Executivo da FBAC iniciou sua fala dizendo que “a APAC não é a solução nem um modelo pronto e acabado. Seria muita pretensão nossa querer afirmar que a APAC é a solução para o grave problema prisional do nosso país. Mas a APAC é sim uma alternativa viável que nós acreditamos ser possível de se implantar nas diversas comarcas de Minas e em outras comarcas do nosso país. Peço a vocês, que nestas comarcas onde já existe APAC, nos ajudem, apontando os equívocos, os erros, os desvios que porventura estejam acontecendo ali naquela APAC, para que juntos possamos contribuir para o processo de consolidação destas experiências. E se caso chegarem naquelas comarcas onde ainda não existe APAC, caso haja interesse, nós estaremos disponíveis para contribuir no processo de mobilização, para que possamos ampliar o movimento das APACs”.

Os visitantes foram apresentados a todos os setores do Centro de Reintegração Social da APAC de Itaúna pelos próprios recuperandos, esclareceram dúvidas, e em seguida almoçaram todos juntos, visitantes, recuperandos, funcionários e voluntários, no refeitório do regime fechado.

A promotora Maria Constância da Costa, que falou em nome dos colegas, emocionada, disse que “parece impossível que isto esteja acontecendo no Brasil, parece um sonho, uma luz no fim do túnel”. A coordenadora do CAOTS, Dr. Valma Leite da Cunha agradeceu a acolhida dos recuperandos, os parabenizou pelo esforço, e disse que “todos sabemos que o processo de recuperação não é fácil, todos nós temos falhas, pecados, e conversão é um processo diário. Estamos torcendo para que este tempo que estão tendo que passar por aqui seja proveitoso e que saiam pessoas melhores, reintegrados à sociedade”. Concluindo, Dr. Tomáz de Aquino deixou um recado aos novos promotores: “a diferença entre vocês e os recuperandos chama-se oportunidade. Se a mesma oportunidade dada a vocês tivesse sido dada aos recuperandos eles não estariam aqui, e se não fosse dada a oportunidade que vocês tiveram, provavelmente vocês estariam no lugar dos recuperandos”.

 

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs