A  comitiva  veio ao Brasil para tratar de alinhamentos junto à equipe da FBAC para a implantação da primeira APAC juvenil fora do Brasil, que será instalada no distrito de Zinacantepec, a cerca de 100 KM da Cidade do México.

Além das tratativas relativas à implantação de uma APAC, eles participaram de um workshop sobre a metodologia e visitaram a APAC feminina, masculina e juvenil de Frutal/MG que é a primeira unidade juvenil do Brasil. Lá eles tiveram a oportunidade de conhecer na prática a aplicação dessa metodologia.

Para Laura Cano, diretora da Confraternidade Carcerária do México e presidente da APAC de Zinacantepec, o aprendizado e troca de experiências tem sido emocionantes: 

“Estamos tendo a primeira experiência de visitar uma APAC e estamos verdadeiramente encantados com a experiência.” Segundo Laura, essa é a concretização de um sonho de 11 anos.

Mônica Salgado, psicóloga e representante da AVSI México, também ficou encantada com a experiência: “Eu gostaria de ficar aqui, de trabalhar em uma APAC.”

Para Valdeci Ferreira, Diretor-geral da FBAC, o maior desafio desse processo será entender a legislação mexicana e atender esse novo público.

Dênio Marx, responsável pelas relações internacionais da FBAC, salienta que essa visita é a primeira atividade do projeto de cooperação internacional firmado entre FBAC, AVSI Brasil, AVSI México e União Europeia e que começou em janeiro e terá duração de um ano. A próxima atividade do projeto será a visita da equipe da FBAC ao México, que acontecerá no mês de março, a fim de conhecer as instalações e a realização de momentos formativos.

A comitiva é formado por:
Laura Cano, Diretora da Confraternidade Carcerária do México e presidente da APAC juvenil de Zinacantepec; Maria Eugenia, vice-presidente da APAC; Mônica Salgado, psicóloga e integrante da Confraternidade Carcerária do México e Rossana Stanchi, representante da AVSI México.

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs