Foi inaugurado no Centro de Reintegração Social da APAC de Manhuaçu o Centro Tecnológico Dr. Mário Assad. O espaço é dotado de computadores e equipamentos para cursos de capacitação para os recuperados e foi viabilizado pelo Diretor Presidente da MGI Participações Doutor Mário Assad Júnior.

O Centro Tecnológico recebeu o nome “Centro Tecnológico Doutor Mário Assad” que foi um entusiasta da APAC de Manhuaçu. Em 2004, o então prefeito municipal foi o primeiro a abrir espaço para realização de uma audiência pública para implantação da APAC, ao lado da vereadora Maria Imaculada Dutra e a advogada Denise Rodrigues de Oliveira, além de empresários e lideranças de diversos movimentos sociais.

A inauguração foi prestigiada por diversos segmentos da sociedade, com a presença da Promotora de Justiça Vanessa Maia de Amorim Evangelista e do Juiz de Direito Dr. Walteir José da Silva, da Vara de Execução Criminal da Comarca de Manhuaçu, além do presidente da Associação Comercial (ACIAM) – Silvério Afonso.

CAPACITAÇÃO

Para a presidente da APAC Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra, foi um momento de muita alegria para a instituição. “Temos 114 recuperandos e estamos tentando fazer o máximo para oferecer cursos profissionalizantes para eles. Esse espaço não é apenas de computadores, pois tem toda a estrutura completa de treinamento. É um novo passo na história da APAC”, destacou.

Ela também agradeceu ao diretor presidente da MGI Mário Assad Júnior e ressaltou que a homenagem ao ex-prefeito Mário Assad foi um reconhecimento ao apoio dele para a criação da APAC. “Isso tudo começou na gestão do Dr. Mário Assad em 2004. Ele foi um incentivador e vários membros da sociedade abraçaram o projeto que hoje é uma realidade”.

O juiz Dr. Walteir José da Silva reforçou a importância do centro de informática para a capacitação dos recuperandos. “É um espaço para que os recuperandos da APAC de Manhuaçu possam aproveitar da tecnologia, aprender e se profissionalizar para retornar para a sociedade. A APAC é um local para cumprimento da pena, mas com o diferencial de que a pessoa não fica ociosa. A gente espera que o preso possa retornar para a sociedade e trabalhar. Com a informática abrimos mais uma opção para eles”.

Inaugurado há três anos, o Centro de Reintegração Social (CRS) tem um índice de reincidência de 5%, ou seja, de cada 100 recuperados que cumpriram pena na APAC, 95 nunca mais cometeram crimes.

Para a promotora de justiça, Vanessa Maia de Amorim Evangelista, o modelo da APAC é reconhecido pelo Ministério Público. “Assistimos muitas mudanças nos recuperandos que aqui se encontram. Eles têm condições de estudar e trabalhar dentro da APAC, já que ninguém fica ocioso. O método funciona e realmente atinge resultados. É bom lembrar que existem regras rígidas e os recuperandos precisam seguir, sob pena de voltarem para as cadeias tradicionais”, pontua. 

O diretor presidente da MGI, Mário Assad Júnior, ficou emocionado ao descerrar a placa com a homenagem a seu pai, o ex-prefeito e ex-deputado Dr. Mário Assad. “É uma homenagem singela e que fala fundo a minha alma e ao coração de todos nós que sentimos a saudade do nosso querido Mário Assad. Fico realmente agradecido pela lembrança do meu querido pai”.

O Centro Tecnológico da APAC faz parte de um projeto que beneficiou escolas, entidades e outras organizações sociais em várias cidades, por indicação de Mário Assad Júnior. Somente em Manhuaçu, são doze a serem implantados, mas no total há 80 unidades na região.

Para ele, o projeto da APAC foi muito bem escolhido. “É um momento de reflexão sobre como é importante esse investimento. A sociedade precisa cuidar bem da saúde, da educação e dar condições aos que falharam com a população, dando condições para que cumpram sua pena, mas também se reintegrar e voltar como pessoas úteis à comunidade. A APAC de Manhuaçu é uma referência para o Estado e tem quase 120 homens aqui sendo realmente recuperados. Com certeza, todos irão fazer bom proveito dos computadores e cursos”.

Além da inauguração, a solenidade foi marcada com uma visita a todas as dependências.

Jailton Pereira – jailton@portalcaparao.com.br

Fonte: Portal Caparaó

Categories:

Tags:

Comments are closed

24183 22140 22142 23593 22159 22160 19810 19566 18056 15609 15643 15637 15635 15630 15625 15620 15615 15589 15594 15583 15599 15582

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs