Como se sabe, o dia 18 de novembro é um marco para a história das APACs, tendo em vista que é a data do surgimento da primeira APAC, e agora essa data também marca a inauguração da primeira APAC feminina fora do estado de Minas Gerais.

A nova APAC feminina foi implementada na cidade de Viana, região conhecida como baixada maranhense. O prédio, onde agora funciona a APAC feminina, era um antigo hotel abandonado que passou por reformas e abrigou,  a princípio, a APAC masculina da cidade. Após a conclusão da obra de um novo prédio, construído em um terreno doado, a unidade masculina foi transferida e o antigo hotel foi novamente reformado, desta vez,  para receber a APAC feminina. 

As reformas e pintura foram financiadas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e realizadas por voluntários, recuperandos e funcionários da APAC masculina.

“Essa é uma conquista para o estado do Maranhão que hoje se orgulha de ser o segundo estado em número de APACs e ainda de receber a primeira APAC, fora de Minas Gerais. Essa é a cereja do bolo que faltava.” Destaca irmã Maria Cristina Rodriguez, presidente das APACs masculina e feminina de Viana.

A nova unidade vai disponibilizar 39 vagas para recuperandas de todo o estado. Entre as atividades que serão oferecidas, as recuperandas vão contar com oficinas profissionalizantes, aulas na modalidade EAD e a implantação de uma unidade produtiva que vai produzir pizzas.

Todo o maquinário para implementação da “fábrica de pizzas” foi doado pela instituição “Amici della Missione” (amigos da missão), organização italiana que financia projetos sociais ao redor do mundo. Ao todo, a instituição doou cerca de 40 mil euros para a implantação da pizzaria, na APAC feminina, e da padaria, na unidade masculina.

Para Rayanna Chaves Araújo, Gerente Administrativa da FBAC/MA, a APAC feminina de Viana representa a oportunidade de um cumprimento de pena mais humanizado e digno para as recuperandas do Maranhão: “Eu me sinto feliz e honrada de poder participar desse dia tão sonhado. Foram muitos desafios e negociações para a implantação da APAC feminina de Viana. Com essa inauguração, estamos estendendo a oportunidade para mulheres de nosso estado cumprirem pena em um ambiente diferenciado, mais humanizado, por isso foi um momento muito importante.”

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs